LISTA FECHADA NÃO

Destinatário: TODO POVO BRASILEIRO

A Juventude da Cidade de São Paulo manifesta sua total indignação e repúdio às especulações sobre uma possível reforma política, instituindo o voto em lista fechada. Consideramos que isso seria um verdadeiro retrocesso, mais do que isso, um atentado à democracia representativa.
A lista fechada é um sistema em que o eleitor vota apenas em um partido, e os candidatos são eleitos a partir de listas partidárias pré-definidas, fazendo com que a maioria dos partidos políticos mantenham-se apenas como verdadeiros cartórios eleitorais, a despeito de serem forças representativas da sociedade.
Caso esse sistema seja implementado, prevalecerá o caciquismo e a hereditariedade. Isso serviria apenas para garantir a permanência no poder dos políticos que aí estão, de seus apaniguados e seus herdeiros, já que estes detém o completo controle das legendas partidárias, desta forma usando dos cargos públicos como se herança fossem.
#listaFechadaNao #reformapoliticaSim