Sobre o pagamento dá remuneração (bolsa) do mês de fevereiro

Destinatário: Ao comitê gestor do centro de biotecnologia da Amazônia

Excelentíssimos.

Lamentamos o incômodo. Entretanto, este assunto tratar-se de uma desrespeitosa postura institucional que afetou substancialmente a vida dos que dependem desta remuneração para morar, comer e manter uma vida com dignidade.

Somos profissionais, cumpridores das responsabilidades assumidas formalmente junto ao Pronametro. Entretanto, fomos surpreendidos pela arbitrária decisão de condicionar o pagamento de nossa remuneração (bolsa) do mês de fevereiro/2017 a apresentação de relatório tecnico de atividades dos meses de janeiro e fevereiro/2017. Destaca-se, porém, que tal solicitação foi feita após o dia 11, que confere ao dia de fechamento de mês trabalhado. O dia da solicitação foi 14/03.

Apesar da situação estarrecedora fomos ágeis em apresentar imediatamente os relatórios, mesmo sem o esclarecimento do Pronametro sobre os critérios de avaliação a serem adotados. Assim, no dia 28/3 foi devolvida grande parte dos relatórios dos colaboradores do Projeto de Gestão (Pronametro01/2015) e de alguns projetos temáticos (Pronametro01/2016), para que fossem refeitos. Os relatórios corrigidos foram entregues na coordenação geral do CBA no dia 30/3, inclusive o correspondente ao mês de março (mesmo sem haver findado).

Compreendemos e aceitamos cumprir as novas regras. Entretanto, não podemos deixar passar desapercebido, diante de sua autoridade, excelentíssimo ministro, que sentimo-nos lesados pela penalização imposta pelo Pronametro.
Apesar disso, apresentamos a nossa disposição em superar os efeitos nocivos desta conduta institucional, e prontificamos as nossas credenciais técnicas para a transformação deste Centro de Biotecnologia da Amazônia.

Manaus, 03 de abril de 2017