CHEGA COM A MATANÇA DE FOCAS

Destinatário: Canadá, Rússia, Noruega, Groenlândia, Dinamarca e qualquer outro país que esteja fazendo o mesmo ilegalmente

"No Canadá, na Rússia, na Noruega e na Groenlândia, a enorme ilha do Atlântico Norte que pertence à Dinamarca. Estima-se que 300 mil animais sejam mortos todos os anos, a maioria – 275 mil – na costa canadense. A espécie mais caçada é a foca-da-groenlândia (Pagophilus groenlandicus), muito apreciada pela indústria de casacos de pele. Entidades ambientalistas fazem ruidosa campanha contra os métodos utilizados pelos cerca de 6 mil caçadores empregados pela indústria. Os animais são mortos a marteladas e, às vezes, escalpelados vivos. Os ecologistas afirmam que, se a matança não for freada, a espécie corre risco de extinção.

Mata-mata
No duelo contra os caçadores profissionais, um terço dos filhotes se dá mal

BERÇO ESPLÊNDIDO As focas-da-groenlândia costumam viver nas águas geladas do oceano Ártico. Quando os filhotes estão para nascer, as fêmeas saem do mar e buscam solo firme, incluindo placas de gelo ou recantos congelados na costa. Esses lugares transformam-se em grandes berçários e são o palco da matança dos bebês

CORRIDA MORTAL Para chegar até as colônias das focas, os caçadores usam barcos ou snowmobiles – motos próprias para rodar na neve. Indefesos, os filhotes são presas fáceis. Seus algozes se aproximam deles portando um hakapik, espécie de porrete com um martelo numa ponta e uma foice na outra, para matá-los

APELO DA PELE

A caçada rola entre abril e maio, durante a primavera do hemisfério norte. É nesses meses que nascem os filhotes, principais vítimas da matança. O pelo branco dos bebês é muito valorizado pela indústria de casacos de pele. Após um mês de vida, o pelo começa a escurecer até ficar cinza-prateado

TIRO LIVRE

Às vezes, os caçadores usam rifles para abater bebês em locais pouco acessíveis – de onde podem fugir se alguém se aproxima – ou para atingir animais adultos. A regra é atirar na cabeça para não estragar a pele. Muitos não morrem depois do primeiro tiro e são atacados com o hakapik na testa

CABEÇA FEITA

Os caçadores investem contra os animais usando o martelo. Os bebês são espancados na cabeça até terem seu crânio esmagado. Desnorteados, tentam fugir, mas por serem lentos demais não obtêm sucesso. A legislação canadense obriga o caçador a verificar se o animal morreu antes de começar a tirar sua pele

SUSPIRO FINAL A retirada da pele é feita sobre o gelo ou dentro dos barcos. Os caçadores enfiam a foice da ponta do hakapik na boca do animal e fazem um corte até a cauda. Depois, descolam a pele da carne e abandonam a carcaça. Entidades ambientalistas denunciam que 40% das focas são esfoladas vivas"

Com tantos tecidos sintéticos será mesmo necessário continuar com isso?
CHEGA!