Abaixo-Assinado (#35836):

Carta de pais da ECC sobre paralisação do dia 28

Destinatário: Direção da Escola Comunitária de Campinas

À Direção da Escola Comunitária de Campinas


Nós, pais de alunos regularmente matriculados junto à Escola Comunitária de Campinas, pelo presente, manifestamos nossa indignação e pesar com a condução efetuada pela escola e seus prepostos com relação à paralisação geral agendada para a data de 28 de abril de 2.017, pelos seguintes motivos:

Após o recebimento de confirmação de que as aulas aconteceriam normalmente, fomos surpreendidos, ao final da tarde do dia 27, com a comunicação de paralisação das atividades escolares, sem que houvesse tempo hábil para a organização familiar, causando inúmeros transtornos e prejuízos. Em nenhum momento houve participação ou oitiva dos pais, atingidos pela decisão, restando a nós somente aceitar a determinação isolada de um grupo, a todos imposta, independente das consequências que poderia provocar aos envolvidos.
A comunicação efetuada aos alunos, segundo relato de alguns, não se limitou a informar a ausência das aulas, ocorrendo justificativas e defesa do ponto de vista dos funcionários sobre a legitimidade do pleito, introduzindo questões a estes que são estranhas ao objeto de atuação da escola Comunitária, quiçá prematuras para avaliação e compreensão das crianças em razão de sua idade.
O papel da escola não é educar as crianças, mas sim escolarizá-las. A educação, que inclui orientação ética, religiosa – e política – cabe aos pais, sendo inaceitável a introdução de qualquer tipo de manifestação tendente à defesa de uma posição política, sem que exista discussão ampla, introdução de todos os pontos de vista sobre a questão – e não somente o defendido por uma das partes sem a apresentação do ponto de vista diverso, em manifesto afronte tanto aos princípios democráticos quanto à orientação buscada pelos pais que optaram pela Escola Comunitária para a escolarização de seus filhos, que é o de formar indivíduos capazes de avaliar um fato através de todos os ângulos possíveis, com isenção, capacidade crítica, e liberdade de pensamento.
A relação entre alunos, família e escola deve ser pautada pelo respeito entre as partes, essencial para que o objetivo comum de pais, educadores e instituição seja atingido.
Lamentamos que este respeito tenha sido vilipendiado.
Com maior preocupação, manifestamos nosso desconforto e desaprovação com a introdução, em sala de aula, de defesa de pontos de vista políticos pessoais, independentemente de sua eventual coincidência ou não com aqueles professados pelas famílias, diante do princípio defendido pela escola, laica em relação à professar fé, e isenta em relação a posturas político-partidárias.
Deste modo, pelo presente, solicitamos à direção da Escola Comunitária de Campinas providências para que tal fato não mais se repita, bem como, diante da ausência da prestação dos serviços escolares à nossa revelia, na data de 28 de abril de 2.016, seja restituído aos pais ora requerente o valor relativo ao dia, descontado proporcionalmente do valor da mensalidade paga ou reembolsado diretamente aos solicitantes.

Campinas, 27 de abril de 2.017.

PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS ABAIXO ASSINADOS

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.