Abaixo-Assinado (#36017):

Abaixo-Assinado “Por fechamento da recapadora de Pneus Localizada na Rua Nove de Julho, n° 1486 – Bairro Ipiranga | São José/SC”

Destinatário: A Excelentíssima Senhora Prefeita Sra. Adeliana Dal Pont e demais órgãos competentes São José/SC.

São José, 17 de maio de 2017.

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, solicitam que Vossa Excelência intervenha para o encerramento das atividades da Recapadora de Pneus
Localizada na Rua Nove de Julho, n° 1486 – Bairro Ipiranga | São José/SC , no intuito de presevar o bem estar e a saúde dos moradores.
Por aproximadamente 17 anos temos sofrido com a presença indesejada desta fábrica que se localiza em um setor denominado pelo Plano Diretor do Município como PREDOMINANTEMENTE RESIDÊNCIAL e que expõe famílias, idosos e crianças a riscos desnecessários como DOÊNÇAS RESPIRATÓRIAS E INCÊNDIO.
Os riscos a saúde respiratória, através das partículas de borracha que são lançadas no ar sem nenhum correto manuseio. Partículas que nas palavras de Dr. Karl Kruszelnicki (autor de 40 livros, o vencedor de um prêmio de IgNobel e um de 100 tesouros nacionais de Austrália) são descritas da seguinte maneira: “Os produtos químicos orgânicos e inorgânicos (presentes na composição do pneu) são transportados como, ou sobre, partículas. Em geral, quanto menores as partículas, mais profundamente elas podem penetrar em seus pulmões.(…) Estes produtos químicos orgânicos são especialmente tóxicos para as criaturas aquáticas (como peixes e rãs), e dependendo dos níveis, pode causar mutações, ou até mesmo a morte. Em experimentos de laboratório de tubos de ensaio, eles danificam o DNA humano. O látex (um componente da poeira de borracha) tem sido implicado em alergias e asma do látex.”. E continua: “Alguns dos produtos químicos inorgânicos na poeira do pneu são metais pesados (como chumbo, mercúrio e zinco)”. Estes metais pesados em forma de partículas são transportados por longas distâncias sendo encontrados até 50 quilômetros da sua origem e se acumulam por deposição seca ou úmida em outros locais como paredes, janelas, telhados, riachos, etc.
Tais fatores, por si só, já seriam motivo suficientes para que a fabrica, no mínimo, fosse realocada para uma região mais adequada as suas necessidades, visto que no município já dispões de áreas existem locais como Distrito Industrial de São José. Contudo, além dos perigos expostos acima existem outros. Um deles é o risco de incêncio. Nesta segunda-feira, 17/05/2017, uma explosão iniciou um incêndio que por pouco não se tranformou em uma catrástrofe e pos em risco a vida das famílias próximas (já que ao redor da fábrica se encontram residências), das crianças que estudam na Creche e os próprios funcionários (que normalmente trabalham sem nenhuma proteção respitória).
Para assinar o abaixo assinado via on-line acesse:
https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/36016
Estamos morando próximos a uma bomba relógio que não tem hora para explodir.

São José, 17 de maio de 2017

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.