Saúde na UFMG: Atendimento e Acessibilidade

Destinatário: sast@prorh.ufmg.br

A Universidade Federal de Minas Gerais, uma das maiores e melhores instituições de ensino superior público do país, que detém um fluxo diário de mais de 50 mil pessoas, infelizmente ainda não apresenta um pronto-atendimento médico de excelência no Campus Pampulha que atenda alunos, professores e funcionários. O que existe atualmente é um médico que realiza o encaminhamento para a rede SUS. Situação preocupante, pois os casos de emergência acontecem no campus, comprometendo a vida das pessoas. Vale destacar que a ausência desse atendimento torna-se ainda mais danoso para os alunos/as do turno da noite, período em que o campus fica quase exclusivamente entregue à solidariedade de alunos e professores; é mal iluminado e mal sinalizado, tornando difícil o acesso das Ambulâncias do SAMU que, ao entrar no campus, não conseguem se locomover adequadamente. Foi o que aconteceu dia 08 de maio de 2017, às 19h no CAD 2. Um aluno necessitou de atendimento médico, e o profissional médico da UFMG não detinha as condições para o atendimento ao aluno, nem sequer transporte para chegar ao local da ocorrência; e, por sua vez, a ambulância do SAMU, mesmo chegando no campus, não conseguia localizar o prédio do CAD 2.
Sendo assim, nós, estudantes/professores/trabalhadores da UFMG abaixo assinados, reivindicamos junto a Pró-Reitoria de Recursos Humanos a melhoria do pronto atendimento médico no Campus Pampulha da UFMG, sendo este capaz de atender todas as Faculdades, Escolas e Institutos desta instituição para que esse episódio não se repita mais. Além disso, gostaríamos que essa Pró-Reitoria trabalhasse no sentido de nos oferecer medidas alternativas para melhorar o acesso das ambulâncias do SAMU e do trabalho médico no Campus Pampulha, porém, é fundamental tratarmos o assunto como urgente e agirmos o quanto antes para evitar fatalidades que possam ocorrer.