Abaixo-Assinado (#36113):

Revogação da resolução do contran sobre "PNEUS OFFROAD"

Destinatário: Contran \ Denatran

Através desse abaixo assinado solicitamos a revogação ou modificação da Resolução 292/2007 do contran, bem como outras resoluções que rezam sobre algumas modificações em veículos OFFROAD, jipes e caminhões fora de estrada.

Tais medidas vão por fim provocar a inviabilidade do ESPORTE OffRoad no país.

Jipeiros e praticantes do OffRoad, são em geral um grupo bastante participativo, ligado as questões ambientais, grupo que de forma geral tem bom comportamento nas vias públicas e mais, grupo conhecido por participar de ações sociais como na tragédia de Mariana, deslizamentos na serra do Rio de Janeiro entre outras situações e resgates.

Entendemos que modificações como pneus especiais para Lama, de medidas maiores, suspensões ligeiramente levantadas, instalação de guincho ou acessórios auxiliares, em nada comprometem a sociedade, a segurança no trânsito, ou provoque qualquer outra situação prejudicial. E o dia a dia tem provado tal afirmação há décadas.

Essas MODIFICAÇÕES aplicadas aos veículos, visam, além de melhorar o desempenho em situações "fora de estrada" prover MAIOR SEGURANÇA para o veículo e seus ocupantes.

Tais pneus, com cravos, com maior diâmetro e largura são VITAIS para a segurança e desempenho do veículo em situações Fora de Estrada, não modificando em nada o comportamento do veículo no asfalto. Em alguns casos melhorando, visto que são pneus de qualidade superior aos originais.

Prova da veracidade dessa informação é a disseminação do ESPORTE OFFROAD mundo afora, com as mesmas modificações.

Tem havido apreensões de veículos em especial da marca Troller pela PRF por conta de tal resolução.
Vale lembrar, que os pneus maiores (33 12,5 R15) bem como alargadores (38mm) de rodas, bases de guincho, engates, são vendidos nas Concessionárias.
Pneus LAMEIROS 7.50 eram opcionais nas revendas Toyota Bandeirante e Land Rover Defender.
Suzuki vende tais pneus em uma versão original de fábrica, assim como a Mitsubishi (savana).


Por fim, essa situação vem causando comoção e chateação desnecessária no meio "offroad".
Essa situação tem gerado descontentamento de milhares de pessoas de bem, contribuintes que apenas querem usufruir de momentos de lazer através do OFFROAD.

Entendemos que tal resolução prejudica e inviabiliza gravemente um esporte saudável, que une pessoas, promove amizade e a interação com o meio ambiente.
Mais que isso, movimenta um grande nicho de mercado.

Pedimos portanto que essa situação seja revista, e que tais RESOLUÇÕES PREJUDICIAIS AO ESPORTE OFFROAD SEJAM REVOGADAS OU REVISTAS.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.