CARTA ABERTA

CARTA ABERTA
DESTINATÁRIO: Primeiro Ministro de Portugal Dr. António Costa
Sr. Primeiro Ministro:
Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica continuam com a luta pela Dignidade da nossa profissão. Somos Técnicos Superiores de Saúde pois para ter acesso a esta profissão é exigido o grau académico de Licenciatura.
Atualmente existem regulamentadas pelo Decreto de Lei nº564/99, 18 profissões da Carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica: Técnico de Análises Clínicas e de Saúde Pública, Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, Técnico de Audiologia, Técnico de Cardiopneumologia, Técnico de Farmácia, Dietista, Fisioterapeuta, Higienista Oral, Técnico de Neurofisiologia, Técnico de Prótese Dentária, Ortoprotésico, Técnico de Ortóptica, Técnico de Radiologia, Técnico de Radioterapia, Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional, Técnico de Medicina Nuclear e Técnico de Saúde Ambiental.
Todos estes Profissionais de Saúde são detentores de um curso superior — Licenciatura, havendo já muitos Mestres e Doutorados, e têm um papel cada vez mais preponderante, devido à constante evolução das Ciências e Tecnologias na Saúde, pelo que devem ser tratados de igual forma como outros profissionais de Saúde, uma vez que todos temos formação Académica SUPERIOR.
Somos profissionais de saúde que estamos na primeira linha das mais complexas e importantes intervenções Clínicas, em prol do doente. Somos aqueles que, sem ruído mediático, desenvolvemos as tarefas mais complexas em saúde, somos os que pretendem que V. Exa. entenda que somos profissionais de Saúde que a maior parte dos utentes conhecem os exames e tratamentos que efetuamos.
Sem estes exames, os Clínicos dificilmente fazem diagnóstico em cerca de 80% das patologias, nomeadamente: análises, biopsias, RX, TAC, Ressonância Magnética, eletrocardiograma, ecografia, eletroencefalograma, mamografia, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, preparação de Transfusões de Sangue, ortoprotesia, Higiene oral, entre outros.
Tendo em conta o impacto que estas profissões têm no dia a dia dos utentes que recorrem às diversas áreas de cuidados de saúde, merecemos ser tratados com mais Dignidade. Relembro, que dentro destas profissões estão profissionais essenciais para o funcionamento do SNS.
Além disso, estes profissionais de saúde desde o dia 18 de Setembro de 2015 estão à espera que seja publicado em Diário da República o diploma descrito no Boletim de Trabalho e Emprego n.º 15 de 18 de Setembro de 2015. O projeto de carreira já esteve duas vezes em BTE, a primeira não foi publicada com a mudança do Governo anterior e a segunda ficou de ser publicada em Maio, com reuniões de trabalho agendadas para conclusão. PASME-SE... no dia 5 de Junho de 2017, na reunião com os secretários de Estado, estes deram o dito por não dito, não assumindo os acordos já firmados com os sindicatos que nos representam. Como sabemos que gosta de cumprir com o que já foi assumido a nível do Ministério da Saúde, esperamos uma breve agilização da publicação da carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica TSDT, que há 16 anos aguardamos. Por forma, a que consequentemente nos seja atribuído os direitos em conformidade com as funções e responsabilidades inerentes aos cuidados especializados na área de saúde que exercemos e assumimos diariamente no nosso local de trabalho. Por fim, como está decretada mais uma greve lamentamos o prejuízo aos utentes ao nível da prestação de cuidados, durante este período que se avizinha. Como sabemos que o Sr. Primeiro Ministro gosta de cumprir com o prometido “ palavra dada, palavra honrada”, vimos por este meio solicitar a sua intervenção neste processo que tem sido de uma enorme injustiça para estes Profissionais.

A primeira Signatária
Teresa Paula dos Santos Marques