Abaixo-Assinado (#36432):

Retirada da professora Lumena Celi Texeira das atividades do 3° e 4° semestre

Destinatário: Coordenação do curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos

Nós, alunos do 3°semestre de Psicologia, do período matutino, viemos por meio desta, após inúmeras reuniões e discussões, trazer uma série de reclamações acerca da Profª Mestra Lumena Celi Teixeira, responsável por ministrar as aulas de Psicologia Social I
No que diz respeito à metodologia, existem várias atitudes prejudiciais ao nosso aprendizado.
1. Nota—se uma dificuldade na transmissão do conteúdo. O que nos é passado desde o começo do semestre, não vem sendo assimilado de maneira satisfatória – mesmo com a leitura prévia dos textos indicados;
2. Sentimos falta de uma contextualização entre a teoria passada e a prática da profissão;
3. Falta de disposição para responder – mesmo que na primeira vez – as perguntas feitas pelos alunos, utilizando uma postura intimidadora e agressiva;
4. Nos foi passado um trabalho para o final do semestre sem qualquer embasamento em relação ao roteiro, assim quanto aos critérios de avaliação. Nos foi pedido para escolher dentre uma série de temas dispostos na lousa, sem maiores explicações a respeito da realização do trabalho (tipos e quantidades de artigos a serem pesquisados, objetivos e a forma como o conteúdo discutido em sala de aula deveria ser aplicado).
Além da questão metodológica, desde o início do semestre, já observamos uma série de comportamentos inadequados para com os alunos, assim como falta de tato, esperado, principalmente em um curso de Psicologia.
1. Deboche é uma postura característica da professora. Qualquer abordagem pode ser um gatilho para algum tipo de destrato;
2. Vários alunos já se sentiram e foram pessoalmente afetados pela falta de empatia ao apresentar questões pessoais;
3. Exposição inadequada dos alunos, tanto em discussões, quanto em conversas particulares.
Todas essas atitudes geram um sentimento de desmotivação nos alunos. Ao passar por esse tratamento, nos sentimos pressionados de uma maneira que vai além do esperado em uma universidade. A professora intimida os alunos de maneira a prejudicar o nosso aprendizado, pois isso impede que por exemplo, façamos levantamentos de questões relevantes no decorrer da aula por medo de sofrermos algum tipo de humilhação – como já foi vivenciado por inúmeros alunos. EM um curso de Psicologia é esperado que a saúde – principalmente a mental – seja levada em conta no decorrer de todo o curso.
1. Uma aluna foi tirar uma dúvida, em particular, em relação a uma questão dada em prova, vinculada à um dos textos e foi recebida de maneira agressiva e desproporcional a situação. Fazendo com que a aluna se sentisse desprezada, humilhada e exposta para o restante da sala, já que a resposta dada pela professora foi a seguinte:
- “O que você não entendeu ainda??? (gritando) Vai ler o texto!!!”
2. O aluno se dirigiu à professora para tirar uma dúvida sobre uma questão de uma das provas e foi recebido com a seguinte resposta:
- “Primeiro: você deveria fazer caligrafia e melhorar sua letra! Eu não devia nem ler a sua questão! Perdi tempo tentando saber se seu A era U!”
3. Novamente, uma aluna foi em particular conversar com a professora, se abaixou ao lado da mesma, para entender qual é o método de avaliação utilizado no exame.
- “Ah levanta daí, “tá” se humilhando por causa de 3 décimos!!!”.
Puxou a prova da mão da aluna e em seguida disse:
- “Vai estudar pro exame logo!”
Lembrando que esse “diálogo” se deu na frente de toda a sala, chamando a atenção para a aluna que se sentiu totalmente constrangida e humilhada.
4. Uma aluna, sofrendo de crise de ansiedade, se dirigiu à professora para explicar o porquê de não estar presente na primeira aula, e pedindo para receber presença (somente) na segunda aula. Explicou que estava tendo essa crise devido a uma prova que aconteceria na mesma semana, de outra matéria, esperando até algum tipo de apoio da professora, ouviu a seguinte resposta:
- “Mas já “tá” assim hoje? A prova é só quinta!” (Em tom de completo deboche)
5. Uma das alunas perguntou para a professora se precisaria trazer um atestado médico, para justificar sua falta no dia da prova, e também para poder fazer a substitutiva. A professora respondeu que não precisava de atestado e que o problema seria da aluna que teria de fazer duas provas no mesmo dia. Se contradizendo, no dia da prova substitutiva, a professora pediu para aluna o atestado médico.

Esses são apenas alguns dos inúmeros casos vivenciados pelos alunos em sala, acarretando sofrimento psíquico e desencadeando problemas físicos, também como mal-estar, falta de ar, desconforto abdominal, tremores, taquicardia e crises de ansiedade, pânico e até problemas epidérmicos.
Após apresentar todos esses fatos, visando o melhor aprendizado que podemos ter nesta instituição, pedimos a retirada da Profª Me. Lumena Celi Teixeira das aulas no 3° e posteriormente do 4°semestre do curso de Psicologia. Não havendo retirada, haverá maior mobilização por parte dos alunos.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.