SOLICITAÇÃO DE REAVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC I

Destinatário: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA

Caros membros da coordenação de psicologia, venho por meio desse documento em representação a turma 150902 do turno matutino fazer um apelo formal referente aos casos de plágio encontrados nos projetos de TCC I de algumas de nossas alunas, pois esse evento trata de uma situação embaraçosa que envolve aspectos múltiplos que espero poder esclarecer de maneira assertiva.
Primeiramente gostaria de deixar claro que tenho consciência sobre as regras da instituição em casos como esse, pois esses preceitos éticos que regem a Universidade CEUMA foram passados de maneira objetiva desde o início da cadeira em questão pela professora da disciplina. Profissional essa que jamais demonstrou junto à turma em algum momento um contraste com as regras as quais trazia em seu discurso, contrariamente a isso sempre manteve uma postura congruente com o que se espera de um docente.
No entanto os casos em questão possuem uma similaridade, pois se for analisado de forma individualizada é nítido que não houve de maneira alguma a tentativa por parte de qualquer aluna em questão de ludibriar a professora, a orientadora ou qualquer outro indivíduo que tenha acesso ao projeto, fica muito evidente que os locais onde constata-se plágio fazem referência a temas que não condizem com o conteúdo de caráter subjetivo ou fundamentado do projeto.
O que de fato fica claro é que houve um erro por parte das alunas ao referenciar os conteúdos que foram retirados de fontes já existentes, espero deixar claro que de maneira alguma espero convencer alguém do contrário com o conteúdo desse documento, mas o que pretende-se é promover uma sensibilização para que haja um entendimento um pouco mais amplo sobre a situação.
Gostaria de convocar vocês leitores a nesse momento pensar na situação de um homicídio, da seguinte maneira: Um homem decide tirar a própria vida, dessa maneira joga-se à frente de um carro em movimento, o motorista sem ter tempo de reação inevitavelmente o atropela e consequentemente o mata, mas será ele um assassino? Pois de fato o que define uma ação é o que é “feito” ou a “intenção do que se busca fazer”?
Da mesma maneira instigo a reflexão sobre os plágios encontrados no corpo dos projetos em locais como histórico, nomes de projetos e outros momentos específicos que serão notados caso haja uma avaliação dos casos, assim certamente poderá se concluir que em momento algum ocorreu a tentativa maldosa de ludibriar a avaliação do projeto caracterizando um caso clássico de plágio onde alunos utilizam de um material já existente por motivos diversos a fim de subtrair o seu trabalho em fomentar algo novo. Na verdade, o erro está apenas no momento das referências que não foram adequadas para abranger o que deveriam.
Não estou aqui para pedir que as alunas supracitadas sejam aprovadas no seu projeto de imediato, estou humildemente pedindo que seja notado aquilo que se demonstra claro aos olhos de qualquer indivíduo que se disponha a ver a inocência das ações dessas alunas, que por sinal não possuem no seu histórico dentro dessa instituição de ensino nenhum traço de fraude ao longo de toda a trajetória trilhada até aqui, alunas que nunca demonstraram algum tipo de desvio de conduta e que podem ser asseguradas de suas ações éticas por qualquer colega de turma ou professor com os quais tenham tido contato. Acredito ser importante relatar que na verdade estamos tratando de membros e fundadores da Liga Acadêmica de Psicologia Social do Maranhão (LAPSMA), estamos falando de alunas que fazem questão de viajar para dentro e fora do país para representar a Universidade CEUMA e o curso de psicologia com alto mérito em feiras, congressos, seminários, encontros e eventos congruentes, estamos falando nesse documento de pessoas atuantes em grupos, comissões e afins, pessoas retas, de caráter e que sem sombra de dúvida merecem o acolhimento daqueles que até aqui contaram com os seus esforços para elevar o nome da ciência psicológica.
Para que tudo o que aqui foi explicitado seja entendido, e as referentes alunas sejam congraçadas, conto com a cooperação daqueles em quem nós nos espelhamos e por quem nutrimos uma profunda admiração, pois a coordenação do curso de psicologia é ciente do carinho e respeito atribuído a vós por parte da nossa turma, pois em eventos passados um diálogo similar a esse trouxe a resolutividade mais adequada a uma questão tão complexa quanto essa, da mesma maneira confiamos que mais uma vez podemos contar com todos os envolvidos nesse processo para a disponibilidade de uma chance de conserto de um erro que pode facilmente ser revertido caso haja a possibilidade.
Para finalizar gostaria de deixar claro o pedido de enquadramento das alunas em um caráter de aprovação condicionada onde as mesmas terão um tempo breve similar aos demais indivíduos da instituição em casos congruentes para corrigir os erros encontrados e que isso seja pautado por um ideal trazido no código de ética profissional do psicólogo que diz:

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria (CFP, 2005, p. 5).

Eu tenho visto na Universidade CEUMA várias placas de um autor desconhecido que fala: “A cola é o aprendizado da corrupção”. Tenho total certeza da conduta das alunas aqui trazidas e sei que nenhuma delas se corrompeu no caso, por isso vim até aqui fazer esse apelo, espero não ser mal interpretada, tampouco mal entendida, minha intensão é apenas esclarecer a situação a fim de auxiliar uma resolução que abrace de forma satisfatória a todos.

Desde já, muito obrigado pela atenção.
Atenciosamente: Consciência.

REFERÊNCIA
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução CFP nº 010/2005. Brasília: 21 de Julho de 2005.