VALORES DO TCC 1 E 2

Ilma. Sra. Profª. Drª.
Beatriz Maria Eckert-Hoff
Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Nós, abaixo-assinados, estudantes desta faculdade, vimos requerer de V.S.ª que reveja os valores cobrados e/ou NÃO SEJA COBRADO VALORES das disciplinas Trabalho de Curso 1 e 2 do curso de Engenharia Civil pelos seguintes motivos:
1. A disciplina que foi ministrada no primeiro semestre de 2017, para a turma N2, não foi dada nenhuma aula, devido incompatibilidade de horário do professor.
2. A disciplina que foi ministrada no primeiro semestre de 2017, para a turma N1, foi ministrada para fins de “como fazer um TCC”, informação que podemos obter por simples pesquisa na internet. Fato que a evasão foi grande e aproveitamento mínimo, sendo assim não há a necessidade dessa cobrança, uma vez que já é ministrada a disciplina de metodologia científica, a qual deve ensinar como fazer um TCC, lembrando que é uma disciplina cara, porém online e ministrada de maneira muito superficial.
3. Sobre o TCC 2, ao mesmo entendimento, por se tratar de um matéria que não tem aula, pois é a critério do professor marcar ou não reuniões com seus orientados (o que por relatos não aconteceu com as turmas do primeiro semestre de 2017), colocar 80 horas de carga horária que sabemos que não serão cumpridas e muitas vezes com nenhum valor material e/ou de conhecimento, e cobrar de nós alunos um valor descabido de R$ 3.322,18 para o semestre, é de total falta de sensibilidade da instituição.
Informamos ainda que foi cobrado a matéria TCC 1 valores diferentes para os alunos, sem informar qual o parâmetro para diferenciar os valores, sendo que estávamos na mesma sala com o mesmo professor e ainda, tiveram alunos que nem foram cobrados pela matéria, tornando ainda mais confuso esse parâmetro. No TCC2, quando gravamos, a disciplina para alguns alunos estão gerando o custo de R$ 3.322,18 e para outros não gera valor nenhum.

Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação.