Abaixo-Assinado (#36471):

PELA PERMANÊNCIA DAS MATÉRIA PRIMA FELTRO, BISCUIT, EVA,TECIDO, PAPEL E RECICLAGEM

Destinatário: sg@presidencia.gov.br; programadeartesanato@setur.rj.gov.br

Venho por meio deste manifesto reivindicar por direito ao PAB ( Programa de Artesanato Brasileiro) a permanência das matérias primas, como FELTRO, TECIDO, BISCUIT, EVA E RECICLAGEM na relação de matérias primas oficial do PAB para atender aos requisitos da conquista da Carteira Nacional de Artesão.
Justificativa: um breve resumo do artesanato: O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecido de fibras vegetais e animais, fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos, esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda filé, crochê, papel recortado para enfeite e etc.
Significado da palavra artesão segundo o dicionário: Indivíduo que exerce por conta própria uma arte, um ofício manual.
É inaceitável e impugnante concordar com a retirada de tais matérias primas, prejudicando tantos artistas que só querem o valor e o respeito merecido. Aprendemos desde o tempo de nossa bisavó a criar nossas bonecas desde usando meias e tecidos velhos a nos aperfeiçoar e usar a máquina de costura para melhor acabamento do produto final, a pegar uma massa e a modelar e virar uma escultura, a pegar um papel e transformar em um quadro, a pegar o eva e transformar em bonecos . O que não faz a peça deixar de ser um produto único pois não somos indústria não produzimos nada em série e sim cada peça com dose de carinho e amor único. Não nos tirem nosso valor, nosso direito, nosso ganha pão.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.