Contra o fechamento do Hospital Santa Teresa em São Pedro de Alcantara

Destinatário: Governador de Santa Catarina - Raimundo Colombo

Em que pese as transferências ocorridas no passado de pacientes psiquiátricos para o Hospital Santa Teresa - em São Pedro de Alcantara, do Hospital São Pedro, a repetição desta historia, hoje, fere a resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU para estas antigas unidades da hanseníase Resolução 8/13 de 2009 e Resolução 29/15 de 2015.
Esta resoluções da ONU recomendam que tais unidades sejam integradas às redes de assistência em saúde e assistência social e que não sejam utilizadas para ações que reproduzam o estigma do isolamento como presídios, tratamento de usuários de drogas, isolamento de pacientes de saúde mental
A Unesco estuda o tombamento destas antigas unidades em todo mundo. O Hospital Santa Teresa, guarda essa triste historia e tem que ser preservado. Suas estruturas podem servir de retaguarda para uma série atividades do SUS estadual.
Desta forma, Nós abaixo-assinados, solicitamos que o Hospital Santa Teresa, não seja fechado e que seja reestruturado e preservada sua história.