Transporte público e mobilidade urbana

Destinatário: Prefeito Marcelo Crivella e Secretário Fernando MacDowell

Determina a demolição das obras feitas na gestão do Prefeito Eduardo Paes por conta dos Jogos Olimpícos Rio 2016 reverterndo a situação anterior a 2010
1-Demolição do calçadão da Avenida Rio Branco entre a Rua Nilo Peçanha e a Rua do Passeio
3-Demolição do Calçadão da Avenida Rodrigues Alves (Boulevard Olimpico) entre a Praça Mauá e o Juizado de Menores na Gamboa
4-Demolição dos Túneis Rio 450 e Marcelo Alencar e Parque Prefeito Luiz Paulo Conde com a reconstrução das agulhas do Elevado da Perimetral que será reconstruido na Praça Mauá.
5-Reconstrução do Elevado Presidente Juscelino Kubitscheck (Perimetral) entre o INTO e o Aeroporto Santos Dumont criando Freeway expresso Ponte Rio x Niterói e Avenida Brasil - Copacabana via Aterro tendo as seguintes alterações:
5.1 Construção de um elevado por sobre o Canal do Mangue e sua canalização entre a Rodoviária Novo Rio e o Estácio aonde integra a Perimetral ao Elevado Engenheiro Freynisset e ao Túnel Rebouças desafogando as Av. Rodrigues Alves, Francisco Bicalho e Presidente Vargas e propiciando um tipo de trevo elevado para acesso tanto para a Avenida Brasil e Ponte Rio Niterói vindo da Zona Sul e vindo do Centro para o acesso Túnel Rebouças criando Freeway expresso Ponte Rio x Niterói e Avenida Brasil -Lagoa Rodrigo de Freitas
5.2-Demolição da Via Expressa que dá lugar a Av. Rodrigues Alves e demolição de alguns armazens do Porto do Rio na altura da Avenida Professor pereira Reis aonde terria a construção de um elevado por sobre a Avenida Professor Pererira Reis em Santo Cristo e o Viaduto São Sebastião (31 de Março) desafogando as Av. Rodrigues Alves propiciando um tipo de trevo elevado para acesso tanto para a Avenida Brasil e Ponte Rio Niterói vindo da Zona Sul e vindo do Centro para o acesso Túnel Santa Bárbara criando Freeway expresso Ponte Rio x Niterói e Avenida Brasil - Laranjeiras
5.3-Demolição do Parque Prefeito Luiz Paulo Conde e Túnel Marcello Alencar e área de skate na Praça 15 facilitando a ligação das avenidas General Justo, Alfredo Agache e Praça Pio X para acesso aos ônibus vindos da Av. Presidente Vargas e ligação com o elevado da Perimetral com a Presidente Vargas
6-Revogação da proibição dos ônibus intermunicipais transitarem na Avenida Rio Branco e Primeiro de Março e Praça 15 e com a demolição do Calçadão da Avenida Rio Branco e o VLT a Avenida Rio Branco passa a ter a seguinte constituição : No lado aonde atualmente trafega o VLT (após a Candelária) serão exclusivos para o transito de carros de passeio procedentes da Avenida Presidente Vargas e Praça Mauá com destino ao Aterro ou a Avenida Beira Mar e a pista do lado direito será exclusiva para ônibus municipais (para embarque e desembarque) e intermunicipais (só para desembarque) , taxis com ou sem passageiro, vans legalizadas, carros de bombeiro, polícia e ambulância e carros oficiais
7-Os ônibus intermunicipais procedentes da Baixada e Niterói com destino ao Castelo e Zona Sul ou com destino aos municipios de origem deixarão de passar na Praça Tiradentes voltando ao trajeto original caso eles tenham seus trajetos via Av. Rio Branco e Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março e deixarão de passar na Praça Cristiano Otoni e Ruas Rivadávia Correia . Os ônibus que partem do Terminal Américo Fontenelle com destino a Baixada Fluminense deverão seguir pela Rua Marechal Floriano em direção a Avenida Rio Branco no cruzamento entre a Marechal Floriano com a Rio Branco na atual faixa do VLT e dali acessa a Praça Mauá e Avenida Rodrigues Alves e Perimetral reconstruida e Via Binário
8.1-As linhas de ônibus intermunicipais com carros do tipo urbano de duas portas com destino ao Castelo, voltam a ter a permissão de parada no terminal Menezes Cortes junto com os ônibus do tipo frescões inclusive as linhas com destino a Zona Sul e Castelo.
8.2-No Aeroporto Santos Dumont (Praça Senador Salgado Filho) , os ônibus municipais e intermunicipais procedentes da Zona Sul, via Aterro e Av. Beira Mar e Zona Norte via Praça 15 e Perimetral com destino ao Castelo e Zona Sul e do Castelo via Avenida Beira Mar e Rio Branco deverão ter o ponto na saída do terminal de desembarque do aeroporto e os taxis que façam ponto no Aeroporto teriam um local exclusivo para embarque e desembarque que pudesse conciliar o espaço para os ônibus em trânsito
10-Restauração das linhas de ônibus extintas pela racionalização de ônibus feitas desde 2010 pela gestão Eduardo Paes e as empresas extintas desde então deverão ser reativadas e inclusive a criação da Empresa Municipal de Ônibus S/A (EMO) na qual seja uma sociedade de Economia Mista entre a Prefeitura e os antigos funcionários das empresas extintas por Eduardo Paes que operarão as linhas extintas.
11-Demolição dos calçadões na Praça 15 na Rua da Assembléia e a reconstrução do Terminal de ônibus da Misericórdia ao lado da sede do Tribunal de Justiça e na Ruas Erasmo Braga,Sete de Setembro , São José serão demolidos os calçadões e colocação de pontos de ônibus terminais nas localidades citadas com destino ao Castelo e Praça 15
As obras de demolição de tudo o que foi feito pela gestão Paes não terão custo para a Prefeitura e as empreiteiras que participaram das obras até para a devolução do dinheiro usado como propinas serem devolvidos aos cofres públicos, as empreiteiras deverão custear estas obras para desfazer as obras feitas por Eduardo Paes