Destituição da diretora Verônica de Moraes Cartoce do CEI Nossa senhora da paz zona sul

Destinatário: CEI Nossa Senhora da Paz e comunidade

NOTA DE REPUDIO
Nós pais e responsáveis pelos alunos da CEI Nossa Senhora da paz, nos reunimos durante toda a segunda semana de agosto para uma ação contra a gestão da nova diretora Verônica Cartoce e o Padre responsável pela instituição José Wilson Souza. A intervenção ocorreu por conta de pais e funcionários que receberam maus tratos vindo por parte da diretora, além de mudanças na rotina das crianças, cujo alguns não reagiram bem.
Houve uma mudança no projeto político pedagógico da escola onde eles realizariam atividades em conjunto e individualmente, ao final do semestre as atividades seriam coladas no mural e os não poderiam levar para casa conforme todos esses anos de atuação da escola. Além do mais ocorreu um desligamento de forma irregular com alegação de que a criança teria extrapolado os limites de falta, sendo que de acordo com a Lei Federal n° 12.796/13 prevista na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a comunicação deveria ter sido realizada ao Conselho Tutelar antes de qualquer tomada de decisão.
A reclamação dos pais sobre os maus tratos da diretora ocorreram de inúmeras formas como, recepcionando mal os pais na entrada e saída, proibindo os pais de retirarem seus filhos mais cedo em caso de necessidade. Foi relatado pelos professores e demais funcionários assédio moral por parte da diretora e ameaça de demissão por justa causa pelo simples fato dela ser formada em direito e se colocar como a única detentora do saber na instituição, caracterizando assim abuso de poder e autoridade, essa conduta recorrente é considerada crime de acordo com as normas penais prevista na Lei 4898/65.
Dessa forma declaramos total repudio as ações lamentáveis que ocorreram por parte da diretora, e total imparcialidade do padre na instituição ao não tomar nenhuma medida cabível enquanto ela realizava tais práticas. Além da não comunicação aos pais sobre a mudança de gestão, projeto político pedagógico e cardápio que não foi bem recepcionado por algumas crianças. Solicitamos assim a destituição dela do cargo devido a todas irregularidades apresentadas nesse documento e por total falta de confiança em sua postura profissional na administração da escola.
De imediato pedimos a regularização da matrícula da aluna que perdeu a vaga indevidamente, cardápio atualizado e qualquer mudança nele, bem como flexibilidade na alimentação para os alunos que ainda não possuem laudo médico, projeto político pedagógico para que os pais tenham acesso as diretrizes desenvolvidas na escola e por último respeito a todos os pais, professores e demais funcionários.

Atenciosamente,
pais e responsáveis