População de Serrambi Clama por Transporte Público de Qualidade

Destinatário: Secretaria Municipal de Transporte do Município de Ipojuca

Nós, abaixo assinados, pretendemos, com este, demonstrar nosso descontentamento com o serviço de transporte coletivo no município de Ipojuca, mais especificamente a linha que presta serviços à população do distrito Serrambi. O transporte é necessidade e direito fundamental do cidadão e deve ter sua qualidade, eficiência e acessibilidade garantida pelo poder público.
Segundo a Constituição Federal, artigo 30: Compete aos municípios: V- Organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.
A situação desse serviço em nosso município já é conhecida de todos há muito tempo. Uma única empresa é responsável por todos os itinerários oferecidos. O monopólio do setor possibilita à empresa Cruzeiro a prestação de um serviço caro, descompromissado, ineficiente e que atenta à dignidade, ao bem estar e até mesmo à saúde do passageiro.
Nos últimos meses, além de não cumprir horário (e considere-se que só temos cinco horários disponíveis em dias de semana e quatro aos sábados, domingos e feriados, saindo de Serrambi, que são respectivamente, aos dias de semana: 05:00/ 08:00/ 10:50/ 14:40/ 17:30, saindo do Terminal do Cabo de Santo Agostinho: 06:30/ 09:30/ 13:30/ 16:00, nos finais de semana e feriados não há o horário das 05:00 saindo de Serrambi). Esses horários raramente são cumpridos à risca; fora a questão do terminal que havia sido determinado que seria na Quadra Poliesportiva, quando na verdade o ônibus retorna do ponto próximo ao Bar Aconchego. Outros pontos importantes a serem mencionados são a distância da viagem e as condições dos carros precaríssimas, não condizentes com o valor da passagem cobrada.
Tendo em vista a degradante situação à qual os usuários do transporte coletivo são expostos diariamente e considerando que a propriedade privada deve cumprir seu papel social, fazemos as seguintes reivindicações:
1- Ampliar horários de viagem para melhor atender a população;
2- Acrescentar mais um carro para realizar com mais comodidade o serviço, reduzindo a possibilidade de atrasos;
3- Considerando que a viagem do Terminal Integrado do Cabo até Serrambi tem uma distância média de 48 km, solicitamos carros mais confortáveis, inclusive com sistema de ar condicionado;
4- Definir o ponto final na Quadra Poliesportiva.

No aguardo de sua ciência e manifestação, os signatários.