MUDANÇA DO DIA DOS PROFESSORES PARA 05 DE OUTUBRO- HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA TRAGÉDIA DE JANAÚBA

Destinatário: Caio Narcio Rodrigues da Silveira

PARA QUE O DIA DO PROFESSOR PASSE A SER COMEMORADO EM 05 DE OUTUBRO.
É consenso entre os educadores que o dia do professor tenha um propósito para além do merecido descanso e do justo congraçamento. Esta é uma data que nos remete à reflexão sobre o papel do professor na atualidade, os desafios enfrentados pelos profissionais da educação , a valorização da carreira do Magistério, e outras questões relacionadas ao cotidiano , muitas vezes hostil, dos professores em todo o Brasil.
Mas o destino foi irônico e a despeito de todas estas questões resolveu nos ferir justamente no mês de outubro e, pra ser mais dramático escolheu o dia 05 ( data em que a UNESCO separou para comemorar o dia Mundial do professor). Sim, no dia o5 de outubro de 2017, uma professora com o corpo em chamas lutou o quanto pôde para salvar seus pequenos alunos retirando -os de dentro de uma sala incendiada por um louco descontrolado. Numa simbologia sórdida esse louco é apenas o reflexo de uma sociedade doente, cujos sintomas tornam-se mais evidentes dentro das escolas para onde os problemas convergem e afloram todos os dias, vitimando os cidadãos que convivem nestes espaços. A professora Heley de Abreu Silva Batista, por sua vez, tornou-se o símbolo da luta de todos os professores. A luta por direitos, por respeito, por condições dignas de trabalho mas sobretudo, a luta pela vida: a educação vivifica.
Por isso proponho que o dia do professor, no Brasil, passe a ser comemorado em 05 de outubro e assim como o dia Internacional das Mulheres, que também foi marcado por uma tragédia, o dia do professor seja marcado no calendário como dia de luta e resistência contra toda opressão que se coloca diante de nós educadores.
Em homenagem à professora Heley e à todas as demais professoras da Creche Gente Inocente , em Janaúba -MG sugiro uma iniciativa popular para a mudança desta data a partir do ano de 2018.