Em defesa da Polícia Civil e da Segurança Pública do RS

Destinatário: Secretário de Segurança do RS

A Polícia Civil é uma das instituições mais respeitadas pelos gaúchos. Em seus mais de 175 anos, sempre se destacou pela defesa da segurança da população. Porém, desde 2015 vem sofrendo diversos ataques que têm colocado em risco a sua própria existência enquanto instituição. Corte nos investimentos, falta de concursos públicos, o que leva a Polícia Civil a um dos seus maiores déficits de pessoal da história, congelamento das promoções, superlotação das carceragens das delegacias e seguidos parcelamentos de salários têm tornado o dia-a-dia dos (as) policiais insuportável. Mas mesmo assim, esses profissionais continuaram trabalhando e colocando as suas vidas em risco para defender a segurança do povo gaúcho. Porém, agora chegou-se ao limite. Em setembro, os policiais não receberam seus salários e chegaram à situação de não ter, muitas vezes, dinheiro nem para se deslocar até às delegacias. Por isso, em Assembleia geral, os policiais civis decidiram entrar em greve até o pagamento dos seus salários.
Nós, cidadãos gaúchos que utilizamos os serviços dessa instituição e que reconhecemos nela o papel fundamental de proteção da nossa segurança e de combate à criminalidade, nos solidarizamos com os (as) Policiais Civis. Por isso, nesse momento difícil, apoiamos a sua mobilização por condições dignas de trabalho, com recebimento dos seus salários em dia. Valorizar a Polícia Civil é garantir a segurança da população.