Abaixo-Assinado (#3809):
Este documento trata da área que corresponde ao final da Rua Venezuela, no bairro de Vila Santa Luzia / Taboão, São Bernardo do Campo – SP, onde existem um córrego que divide os municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo e também uma comunidade de moradores que assinam este abaixo-assinado. Chamaremos esta área aqui neste documento de “Favela da Venezuela”.
Nós, moradores e pessoas que passam pela Favela Venezuela solicitamos com urgência às autoridades responsáveis de São Bernardo do Campo, o embargo de obras que estão ocorrendo neste momento na Rua Eugênia Sa Vitale, alguns metros atrás de casas situadas na Favela da Venezuela. Como parte destas obras citadas, está ocorrendo o aterro deste terreno localizado atrás da Favela da Venezuela. O aterro está colocando em sério risco alguns moradores da favela pois o terreno que está sendo aterrado é mais alto que a Favela e a terra despejada no aterro está agora “apoiada” no frágil terreno da favela, que vale lembrar, está ás margens de um córrego e, portanto, por ser pantanoso, não suporta muito peso (pressão). Além disto, as paredes de algumas casas estão suportando parte desta terra despejada.
Como decorrência, já estão aparecendo grandes rachaduras em paredes, pisos de algumas casas estão “afundando”, colunas estão se desprendendo de vigas e, quando chove, a água que antes escoava num plano inclinado, agora despenca como cachoeira numa pressão maior e arrastando mais quantidade de lama. Esta água invade as casas e danifica móveis, roupas e mantimentos.
Além desta intervenção e aproveitando esta ocasião, também solicitamos às mesmas autoridades a urbanização da Favela da Venezuela.
Após mais de trinta anos de existência dentro de um importante município do Estado mais rico da Federação e situado em um bairro completamente urbanizado, bem arborizado e reconhecido entre os moradores como um dos melhores da região, a Favela da Venezuela, única favela do bairro do Taboão e região ( Flórida / Bairro Suíço / Vila Santa Luzia), ainda conta com os seguinte problemas:
a) Ausência de rede de esgoto (o esgoto é despejado diretamente no córrego)
b) Ausência de redes elétrica e de abastecimento de água regulamentadas
c) Pavimentação e canalização do córrego. (As casas da favela foram construídas às margens do
córrego)
d) O córrego não canalizado enche durante as chuvas e invade as casas da Favela.
e) A Favela da Venezuela serve também de ligação entre os bairros de Jd Celeste (Av. Do Cursino/ São Paulo) – Jardim São Savério (Av. Dos Ourives / São Paulo) – Taboão (Av. Do Taboão / São Bernardo do Campo).
Esta ligação é utilizada por dezenas de diariamente.
Devido às fortes chuvas iniciadas em pessoas dezembro, a ponte sobre o córrego foi destruída e a ligação que já era precária pois não possuía pavimentação acabou se tornando pior. Além das mortes e assaltos que tradicionalmente ocorrem no local devido ao isolamento da área.
Nós moradores da Favela da Venezuela, finalizamos assim este abaixo-assinado esperando que haja intervenção rápida das autoridades de São Bernardo do Campo nas questões mais urgentes expressas aqui, as que tratam do aterro que está colocando em risco as famílias do local. Quanto às outras questões, esperamos igualmente que elas não sejam esquecidas.
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.