Estátua de bronze do ex juiz José Roberto Wright na Gávea/RJ

Destinatário: Torcedores de futebol

Vou apresentar os fatos. O jogo mais polêmico, mais suspeito do futebol brasileiro de todos os tempos. Vamos agora para 1981, Copa Libertadores da América, decisão pela primeira fase, no grupo 3 que contava com Atlético MG, Flamengo , Olímpia e Cerro Porteño. Galo e Flamengo terminaram empatados com 8 pontos cada, e por isso foi preciso fazer um outro jogo em um campo neutro para definir quem se classificaria para as semifinais.
Os dois times decidiram realizar a partida no estádio Serra Dourada, em Goiânia GO. Antes mesmo do jogo já havia polêmica. O árbitro escolhido para apitar a partida era Jose Roberto Wright, que viajou junto com a delegação carioca do Rio até Goiás. Até ai nada demais, afinal ele estava no Rio de Janeiro mesmo. Mas o que gerou mais desconfiança foi que simplesmente Wright ficou hospedado no mesmo hotel que o Flamengo. Só coincidência?
Vamos ao jogo, logo no início, aos 10 minutos do primeiro tempo, Reinaldo fez falta normal em Zico e imediatamente, sem pensar, Wright mostrou o cartão vermelho ao atacante alvinegro. Reinaldo ficou perplexo e tentava se explicar mais de nada adiantou. E não demorou muito para nova expulsão, dessa vez a vítima foi Éder em outra falta normal.
Com 9 jogadores seria difícil vencer o bom time do Flamengo. Com isso o técnico alvinegro na época Carlos Alberto Silva armou o time defensivamente. Mesmo com jogadores a mais, o time carioca não conseguiu balançar as redes.
Ainda no primeiro tempo, vendo que os cariocas não conseguiam marcar, o Wright resolveu agir de novo. No meio do primeiro tempo, aos 34 minutos, ele expulsou mais dois do Galo, Palhinha e Chicão. Revoltados dirigentes invadiram o campo e começou uma confusão. Wright ainda expulsou todo o banco de reservas alvinegro, jogadores, comissão técnica e diretoria. Indignados os jogadores do Atlético simularam contusões, como não podia mais substituir e com o número de jogadores a baixo do permitido, o jogo foi encerrado . Intencional ou não, o fato é que ao final de tudo, o Flamengo foi hoje, 27/101917 com seu título de campeão intercontinental, passou ser considerado campeão mundial de 1981.
Assim, o juiz Roberto Wright, foi peça fundamental para a conquista deste título, e nada demais o clube retribuir o juiz com um busto de bronze na Gávea, sede do Flamengo Futebol Clube.