Valorização da atividade de parecerista ad hoc

Destinatário: Reitores e Diretores de universidades e órgãos de fomento a pesquisa,

Em defesa da qualidade das publicações científicas em periódicos acadêmicos: valorizando o trabalho de parecerista

Prezados reitores e diretores de universidades e órgãos de fomento a pesquisa,

Por meio deste abaixo assinado, manifestamos nosso desejo de que seja revisto o valor que vem sendo atribuído a atividade de parecerista ad hoc de artigos científicos. Tal atividade é de grande importância para a quantidade e a qualidade da produção científica brasileira.

Notificamos que os editores de revistas científicas vêm se deparando com um grave problema: a escassez de pesquisadores interessados em realizar pareceres. Isso se dá, sobretudo, pelo pouco valor atribuído a essa atividade; e não estamos falando em valor monetário diretamente pago pelo trabalho, uma vez que se trata, em quase totalidade dos casos, de atividade voluntária.

Sabemos que professores e pesquisadores costumam ter uma rotina marcada por muitas tarefas, o que lhes demanda selecionar as atividades a serem realizadas. Nessa seleção a atividade de parecerista vem deixando de ser realizada por não ser reconhecida e valorizada pelas universidades e diversos órgãos de fomento a pesquisas.

Nota-se nos diversos editais que essa tarefa não é considerada, não sendo a ela atribuída nenhuma pontuação ou valor; o mesmo ocorre na avaliação do período probatório do servidor recém contratado nas universidades. Não agregando ao currículo do avaliador, não sendo considerada para pleito de bolsas de pesquisa e nas avaliações de programas de pós-graduação, por exemplo, por que o professor-pesquisador realizaria tal tarefa?

Essa situação precisa ser revista com urgência, pois as publicações científicas brasileiras estão sofrendo impactos negativos, tais como a existência de um gargalo na publicação por conta da escassez de pareceristas, assim como tem havido o recrutamento de pesquisadores leigos. No extremo, às vezes a avaliação é realidade sem muito afinco.

Nossa solicitação:

Que a atividade de parecerista seja valorizada em editais de bolsas de pesquisas, na avaliação de programa de pós-graduação, na avaliação das atividades para mudança de nível do servidor público e nas avaliações do servidor durante o período probatório.
A valorização da atividade de parecer de artigos científicos pode levar em consideração, por exemplo, o Qualis da revista.

Benefícios da valorização da atividade de pareceristas:

1. Maior interesse dos pesquisadores em darem pareceres a artigos científicos;
2. Maiores condições aos editores de selecionar avaliadores, isso devido a maior disponibilidade e interesse desses;
3. As revistas buscarão escolher pesquisadores mais qualificados na temática e que realizam bons pareceres;
4. Os pareceres terão maior qualidade, pois será de interesse do pareceristas realizar outras avaliações para aquele periódico;
5. Maior rapidez no fluxo dos pareceres e publicação da produção científica.

Desta-forma, solicitamos que seja a atividade de parecerista valorizada e incorporada em diversos editais a fim de fomentar a maior participação de professores-pesquisadores, o que corroborará para a manutenção das revistas científicas e para a quantidade e a qualidade das publicações acadêmicas.