Declaração do Direitos dos Animais - Campanha da Fraternidade

Destinatário: contato@abpabahia.org, millelud@hotmail.com, crblau@hotmail.com

Em todo o mundo, os abrigos para acolher animais errantes – quando existentes – estão lotados, sendo caracterizados mais como depósitos de cães e gatos. Há relatos de encarceramento em condições de extrema penúria, com destino certo para o sacrifício silencioso. Em muitas municipalidades, as autoridades sequer se manifestam sobre o assunto por entenderem que se trata de um tema que só tende a criar problemas de imagem.

O comércio ilegal, o tratamento inadequado dos animais e até, a simples menção ao tema, são considerados eventos de menor relevância no entendimento da opinião pública, face a coexistência a outras mazelas sociais. Mas, não podemos ser omissos diante de faltas para com criaturas de Deus.

Muito dos problemas de abandono e maus tratos poderiam ser evitados se houvesse uma campanha de conscientização da sociedade para a causa abraçada por poucos abnegados defensores dos animais, pessoas de fé e caridade, que põem, por vezes, a própria vida em risco.

Os ativistas-voluntários são merecedores da atenção por muito espelhar a vida Franciscana, tendo como marcas a defesa da paz, o amor fraterno e a dedicação aos vulneráveis. São pessoas que dispõem de tempo e assumem gastos por décadas, sem dispor de qualquer tipo de apoio, impondo-se, pois, a restrições materiais e sociais.

O que se espera é que no ano de 2018, quando se comemora 40 anos da Declaração Universal dos Direitos Animais, da UNESCO, a Campanha da Fraternidade seja para discutir ações de longo alcance, como a criação de uma Pastoral específica para defesa dos animais.