Queremos Médicos com Vocação

Destinatário: Cidadãos Portugueses

Medicina em Portugal resume-se a números. Em todos os aspetos, a entrar e a sair.
Estatuto de médico só por dinheiro, por fama, por conveniência, porque os pais querem. A média dá para entrar , então bora. Acabei o 12º ano , com 18-20 anos, um pré-adulto, não sei bem o que fazer, sou inteligente, tenho uma média alta, os exames correram-me bem , porque não medicina? Mas a minha paixão é desenho. Não importa, médico dá mais.
Mais para uns, menos para outros. Menos para quem vai ao médico com tosse e nem é auscultado. Menos para quem tem consultas de 3 min levando antibiótico para casa sem ter sido analisado o seu historial clínico, sem que o próprio médico tenha certezas do seu estado de saúde, sem saber se tem alergia ... Mais para quem chega ao final de um dia de trabalho e pensa " mais um dia, mais umas consultas , mais uns trocos".
Não, não é isto que é suposto.
Claro que há médicos bons, muito bons; mas também há maus, péssimos.
Este baixo assinado dá-se com o objetivo de mudar o acesso a medicina no sentido de termos melhores médicos no país.
Como? Realização de testes psicotécnicos e de aptidão profissional antes do acesso a Medicina.
Tal como para ser pintor é preciso saber pintar, para ser médico é preciso saber lidar com o Ser humano. Não é só engolir livros. É ter vocação para tal.
Um 16 por vezes é melhor que um 18.