Em prol a manter o Projeto Futuro SP

Destinatário: Governo do Estado de SP FPJ CBJ

A administração do governador Geraldo Alckmin vai entregar à iniciativa privada por pelo menos 15 anos a exploração do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, que inclui o ginásio do Ibirapuera,
Grande berço de atletas no cenário esportivo nacional e internacional.
A concessão será feita por PPP, a Parceria Público-Privada, um contrato que prevê investimentos dos dois parceiros: Estado e empresa. É diferente, por exemplo, das concessões de rodovias já feitas em São Paulo, nas quais só as empresas investem e ficam com os recursos do pedágio. Tampouco é como uma privatização, na qual o Estado vende o bem.
Na prática, a empresa que ganhar a licitação -que será aberta até o final deste ano- terá de pagar parte da reforma e da manutenção permanente. Em troca, poderá utilizar a estrutura do Constâncio Vaz Guimarães para eventos particulares.
O primeiro passo para a concessão foi dado ontem, com a publicação no "Diário Oficial" de um ato do governador Geraldo Alckmin que disciplina a relação entre Estado e prefeitura paulistana para iniciar a PPP. Isso é necessário porque a administração municipal, chefiada pelo José Serra, é dona de parte do terreno onde está o complexo.

Saída
Caso se concretize, essa será uma das primeiras PPPs da gestão Alckmin. É a forma que o governo, em má situação financeira,
Documento do Ministério Público Estadual que levou à interdição, no último dia 15 de março, revela que o governo estadual descumpriu por quatro vezes, desde abril de 2000, as determinações para reformar o complexo.
O texto informa que há defeito no sistema de alarme de incêndio, nos extintores (que são insuficientes), nos hidrantes, na sinalização de rota de fuga e nos corrimãos do ginásio do Ibirapuera.
Esses problemas se repetem, segundo o documento, nas outras áreas do estabelecimento, como o ginásio Mauro Pinheiro, o estádio Ícaro de Castro Melo e o complexo aquático.
Segundo Rubens Jordão, o governo está "na reta final"

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL