Pelo Centro Cultural de Ceilândia

Destinatário: Câmara Legislativa do DF e Governo de Brasília

Nós, abaixo-assinados, vimos expressar, de forma pública, o pleito pelo término dos Blocos “C” e “D” do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia. O Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia foi projetado, entre as décadas de 70 e 80, a partir do diálogo entre a comunidade e os gestores da Administração de Regional de Ceilândia, contudo, a obra só foi reiniciada a partir de 1997, quando o Movimento Retomada pela Conclusão do Centro Cultural e Desportivo reuniu grupos culturais, comunidade e vários outros movimentos sociais da cidade, aprovando no “Orçamento Participativo” a conclusão da obra dos Blocos A – Pavilhão de Cursos e B – Biblioteca Carlos Drumond de Andrade, iniciada em 1986 e que se encontrava em situação de vulnerabilidade social.
Desse modo, assinamos este documento em defesa de todo o complexo do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia para que (i) os Blocos A e B se mantenham como equipamentos culturais ligados, prioritariamente, à pasta da Cultura; (ii) seja substituído o nome da Estação do Metrô “Ceilândia Norte” para “Estação Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia”; (iii) Construção dos Blocos “C” e “D” que será composto de um Cine-teatro, com capacidade para 400 espectadores; do Restaurante/bar; do Teatro de Arena; da Administração e do Arquivo da cidade; (iv) Construção da Praça da Juventude que substituiu o Ginásio de Esporte previsto no projeto original, o que beneficiará as escolas e a comunidade com mais espaços culturais, haja vista que a Ceilândia não tem cinema e nem teatro públicos. Neste sentido, acreditamos que a construção do Centro Cultural e Desportivo de Ceilândia contribuirá para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade, bem como, por ser um direito da comunidade em ter seu equipamentos culturais.