Grupo de cirurgia cérvico-facial em risco no HST (Hospital São Teotónio, Viseu)

Destinatário: cannasmarques@gmail.com

"Em Janeiro de 2009, foi constituído um grupo de trabalho multidisciplinar com o objectivo de desenvolver a área da cirurgia cérvico-facial no HST (Hospital São Teotónio, Viseu). O grupo inicial era constituído por um cirurgião maxilofacial e um otorrinolaringologista, que encetaram um caminho cirúrgico até aí não desenvolvido nesse Hospital. Desse trabalho, que durou nove anos, foram tratados centenas de pacientes oncológicos, com qualidade e quantidade reconhecida por todos no HST e fora do mesmo.
Recentemente, a Direcção do Serviço de ORL, e a administração actual do Hospital São Teotónio, tomaram a decisão unilateral de pôr termo a este grupo de trabalho sem qualquer razão válida e ignorando toda a casuística e a importância fundamental na assistência aos doentes oncológicos do distrito de Viseu que carecem de cuidados especializados, os quais, só este grupo está atualmente capacitado para proporcionar, numa perspectiva de proximidade comunitária.
Por este facto, os abaixo-assinados vêm, por este meio, reclamar o direito a que este grupo de trabalho permaneça em actividade no Hospital São Teotónio, de forma una e indivisa."