MANIFESTO PELA OPERAÇÃO DA FORTALEZA DO MORRO DE SÃO PAULO

Destinatário: Presidente da República e Ministros da Cultura, Planejamento e Turismo, Governador da Bahia e Prefeito de Cairu

MANIFESTO PELA OPERAÇÃO DA FORTALEZA DO MORRO DE SÃO PAULO

Os signatários deste manifesto dirigem ao presidente da República, aos ministros da Cultura, Turismo e Planejamento, ao Comandante da Marinha, ao presidente do BNDES (mecenas), à presidente do IPHAN, aos secretários nacionais de Qualificação e Ordenamento do Turismo e ao Titular da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), no âmbito federal. Além deles, e muito especialmente, ao governador da Bahia e ao prefeito de Cairu um apelo veemente e urgente. A governança oficial da FORTALEZA DO MORRO DE SÃO PAULO precisa ser protagonista no planejamento do futuro da operação do dito monumento nacional readequado funcionalmente como equipamento turístico-cultural da maior importância para a nação. É hora de extrema união para que esse arranjo de forças prospere num ano eleitoral tão difícil. Precisamos todos recorrer ao IDES (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia) para que assuma a sua posição histórica de extremo sucesso e complete a missão de levar, como protagonista, o complexo militar à condição plena de sustentabilidade operacional. Algo que pode levar mais 3 (três) anos, porém é, por certo, o caminho mais tranquilo e com poder de gerar consensos proporcionais à envergadura da obra. É hora, portanto, de garantir as presenças harmoniosas do Ministro do Turismo e dos Chefes do Poderes Executivos Estadual e Municipal na entrega das obras de restauro numa manifestação de compromisso institucional e financeiro para lastrear esse processo de preservação do sítio implantando o OBSERVATÓRIO DO TURISMO com o apoio agregador do CET (Centro de Excelência em Turismo) da UnB (Universidade de Brasília). O recinto fortificado tem a dignidade e pode dar a Cairu, assim como a cidade de Cachoeira obteve, o estatus de CAPITAL DA BAHIA pelo nascimento da Armada Imperial, no mar da Ilha de Tinharé, na Guerra da Independência. Somos o CENTRO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO da Amazônia Azul e merecemos o tratamento especial que nos leve a garantir ao IDES, na condição de OSCIP, as condições imediatas de gerir o equipamento na plenitude.

Cairu – BA, janeiro de 2018.