Diga NÃO para mineração no Parque Estadual Serra do Rola Moça, fonte de água para região metropolitana de Belo Horizonte

Destinatário: movimentoserrasempreviva@gmail.com

As mineradoras vêm deixando rastros de destruição em Minas Gerais a dezenas de anos. Além do quadrilátero ferrífero, as mineradoras estão devastando o meio ambiente e causando estragos sociais enormes em centenas de municípios mineiros. As mineradoras arrancam os corações e os pulmões das montanhas do nosso querido estado. Os mananciais, reservas naturais de água, são destruídos, os córregos e rios se são poluídos e os recursos das gerações futuras comprometidos.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, localizada entre os municípios de Brumadinho, Nova Lima, Ibirité e Belo Horizonte, em uma área de transição entre os biomas quase extintos, Cerrado e a Mata Atlântica, abriga 06 mananciais, que abastecem de água a população de mais de 2 milhões de pessoas da grande Belo Horizonte. Esses mananciais e o abastecimento de água de toda essa população, correm sérios riscos por causa da proposta reativação da MINERADORA SANTA PAULINA e MGB com empreendimentos dentro do parque. Parece que a tragédia em Mariana, ocorrido no dia 05/11/2015, não serviu de alerta para o governo e nem para os órgãos ambientais do estado.

Alguns números e fatos importantes sobre essa mineradora:

- Está à 900 metros do manancial de Taboões.
- Está à 600 metros das hortas dos agricultores do Capão.
- Está na encosta da captação de água que abastece muitos moradores e sitiantes de Casa Branca.
- Deixará centenas de famílias de agricultores desempregadas, por falta de água.
- Faz divisa com a mata da COPASA, onde existem várias nascentes e são encontradas muitas espécies de animais silvestres nativos do Cerrado e Mata Atlântica.

Nós, moradores das cidades de Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho, Casa Branca e outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, juntamente com os trabalhadores da agricultura, sindicato dos agricultores, movimentos em defesa do meio ambiente (Serra Sempre Viva, ECOAVIS, Resistência Verde, GANDARELA), associações comunitárias, igrejas católicas e evangélicas, viemos por meio deste abaixo assinado requerer que as atividades da mineradora SANTA PAULINA e MGB sejam embargadas dentro do Parque do Rola Moça.

Não concordamos com este tipo de atividade na área do parque, nem em seu entorno, pois sabemos dos estragos provocados por esse tipo de atividade ao meio ambiente, além de não trazer nenhum benefício real para a população.

Se você deseja proteger sua fonte de água e proteger a Serra do Rola Moça, ajude e assine este abaixo assinado.