Abaixo-Assinado (#39953):

Não ao corte no fornecimento de agendas nas creches municipais e demais cortes na educação

Destinatário: Prefeitura do município do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (prefeito), César Benjamin (secretário de educação)

Carta aberta à Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e ao Prefeito Marcelo Crivella,

Foi com muita indignação que recebemos a notícia de que no ano letivo de 2018 a prefeitura não fornecerá agendas para as crianças das creches municipais. Trata-se de uma medida que traz prejuízos pedagógicos e econômicos para crianças e famílias. Não se tem notícia de outro momento em que tal medida tenha sido adotada.

A agenda é um instrumento fundamental para o acompanhamento do cotidiano das crianças na creche. Por lá, podemos acompanhar o que ela fez ao longo do dia, que atividades foram propostas, se e quanto comeu, dormiu etc. Ou seja: tudo que é necessário para saber como está ocorrendo o desenvolvimento da criança nessa etapa tão fundamental da sua vida. Dado que o número de funcionários de cada creche também não costuma ser o ideal para a quantidade de crianças recebidas, a agenda também não pode ser qualquer uma, mas sim uma que facilite o trabalho de registro diário por parte das professoras. Como a que prefeitura sempre forneceu.

Caso essa medida se confirme, teremos também outro problema: as famílias terão ainda mais gastos com material escolar. Como se sabe, ao longo dos anos vários materiais já deixaram de ser fornecidos pela prefeitura -- como a mochila, por exemplo --, sem contar outros cortes que têm sido feitos na área da educação. Nem todas as famílias têm condições de arcar com esses gastos, não sem algum sacrifício -- mas acabam arcando, porque sabem que, a rigor, não são gastos, mas investimentos no futuro da sociedade como num todo.

Essa mesma preocupação deveria ter o poder público: a de garantir um futuro melhor para nossas crianças e, assim, para todos nós. E isso não se faz sem investir em educação, que é um direito básico de todos nós. E não há como garantir o direito à educação sem as condições materiais para isso.

Reivindicamos, pois, que seja mantido o fornecimento de agendas para as crianças de todas as creches municipais, bem como que qualquer eventual corte da área seja revisto.

Pais, Mães e Responsáveis das Creches Municipais e demais apoiadores

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.