Pelo Desestatização e Fim do Monopólio dos Correios (ECT)

Destinatário: Governo Federal do Brasil

Precisamos desestatizar (privatizar) os Correios ou permitir que outras empresas prestem os mesmos serviços, dando ao povo brasileiro o direito de escolher a que oferece os melhores serviços com os preços mais justos!

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou simplesmente Correios, é uma das maiores empresas estatais do Brasil e uma das que prestam os piores serviços, tendo aumentado em 28% o número de reclamações dos seus usuários em 2017!

O povo brasileiro para por um serviço caro e de baixa qualidade. Cartas e encomendas são extraviadas (algumas vezes até por funcionários da própria empresa), quebradas e amassadas durante o transporte, já que a empresa não se responsabiliza por objetos frágeis... Sem contar o crescente número de roubos à cargas, que deve ser combatido pelo Governo e não colocado na conta do povo.

Após criar áreas em quem os Correios não entregam, supostamente por serem área de risco, obrigando os destinatários à se deslocarem até CDDs e agências para buscar cartas e encomendas que deveriam receber em casa, a empresa irá cobrar uma "taxa de violência" no valor de R$3,00 para encomendas enviadas para o Rio de Janeiro, que pode gerar uma receita de R$ 9 milhões para a empresa, sem falar no aumento de, no mínimo 8% no valor dos serviços, isso sem oferecer nenhuma melhoria!

Se não bastasse tudo isso, temos inda os escândalos de corrupção que envolvem a empresa e seu fundo de pensão, o Postalis!

O povo brasileiro merece um serviço de qualidade e com preço justo, não pode ficar refém de uma empresa com tantos problemas para oferecer seus serviços, que são essenciais!

"Nacionalistas e estatistas em geral (ambos são praticamente sinônimos) dizem que, quando o governo é dono de uma empresa — ou de alguma jazida mineral ou petrolífera —, isso automaticamente faz com que "o povo" seja o proprietário dos recursos em questão. Isso significa que cada brasileiro é igualmente dono de uma fatia daquela empresa, e isso supostamente irá beneficiá-lo. Sendo assim, como existem 190 milhões de brasileiros, então cada brasileiro é "dono" de aproximadamente 1/190 milionésimo dos Correios.

E daí? Ser "dono" de uma ínfima fatia de um estatal não traz benefício algum ao cidadão médio. Ademais, a prerrogativa básica para que alguém se considere dono de algo é poder vender ou se desfazer desse bem quando quiser. Os brasileiros têm essa liberdade? "

Estes artigos elucidam muito bem a questão: