Mudança de horário da Educação Física

Sra.
Aparecida Rocha
Diretora

Nós, abaixo-assinados, responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação Continuada (NEC), solicitamos, por intermédio deste abaixo-assinado, a mudança do horário da Educação Física pelos seguintes motivos:

1) A Educação Física, na lei em vigor, está integrada à proposta pedagógica da escola, podendo ser oferecida no mesmo horário das demais disciplinas. Basta que a escola organize;

2) Os alunos estudam no turno matutino, das 7h15 às 11h45 (turmas do 6º e 7º ano) e das 7h15 às 12h30 (turmas do 8º e 9º ano), são obrigados ou a ficar a tarde inteira na escola, ou retornar a partir das 15h00 para a aula de Educação Física que se encerra às 18h00.

O total aproximado de horas na escola para os educandos que precisam ficar aguardando é de aproximadamente 11 horas. Para os que retornam, totaliza cerca de 7 horas num dia. Período que se compara a uma jornada de trabalho.

Vale salientar que mesmo que os alunos não estejam em aula, só o fato de estar na escola já altera suas rotinas, impede-os de realizar outras atividades no supradito horário, e torna-se extremamente cansativo – com o agravante de ficarem horas a fio esperando para realizar atividade física, que por si só, requer energia e disposição – mais um indicativo de que esse horário não é o mais apropriado;

3) A aula de Educação Física não cumpre seu objetivo principal, qual seja, prática de atividade física, posto que constantemente os alunos realizam apenas 20 minutos de exercícios propriamente ditos. Isso quando a aula não é apenas teórica;

4) Os estudantes relatam insatisfação com a proposta da aula. Segundo eles, até o 5º ano, na Educação Física, todos participavam dos jogos durante a aula. Atualmente, há uma divisão entre gêneros e nem todos participam;

5) É inviável para os responsáveis pelos alunos agendar quaisquer outras atividades ou compromissos nas sextas, tanto pela tarde quanto após a aula, haja vista os alunos estarem cansados pelo acúmulo extenuante de horas na escola;

6) Os estudantes que passam a tarde na escola, ou ficam dispersos (sem atividade), ou seus responsáveis se veem obrigados a colocá-los em atividades pagas para ocupar o tempo dentro da escola à espera da aula. E nem todos dispõem de recursos financeiros para tanto;

7) Torna-se praticamente impossível para os educandos realizarem as tarefas escolares na sexta pela noite. É salutar ressaltar que nem todos conseguem executar suas tarefas nos finais de semana, seja por compromissos, seja pelo próprio direito ao descanso físico e mental. Afinal, o fim de semana é destinado a esse propósito;

8) A escola dispõe de bons espaços e bons profissionais de educação física que podem atender à demanda da aula de Educação Física no horário regular. Não se pode colocar questões operacionais da instituição acima do bem estar dos seus educandos e responsáveis;

9) Nem sempre os responsáveis pelos educandos podem se dispor a buscar e deixar na sexta pela tarde, em pleno horário de expediente laborativo. Sendo assim, ficam obrigados a deixar o aluno na escola, tendo que, por exemplo, arcar com o custo de uma refeição tão somente para se adaptar ao horário imposto pela escola. Caso não possam levar o estudante no horário exigido, o mesmo levará falta e poderá ficar em recuperação e até mesmo reprovar na disciplina;

10) Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), a Educação Física se tornou disciplina obrigatória nas escolas, deixando de ter caráter extracurricular. Dentre os objetivos desta mudança, estão a promoção da saúde dos jovens e o propósito de estimular hábitos saudáveis nos mesmos. Todavia, da forma como está ocorrendo no NEC, tem se tornado um estresse para os estudantes e um transtorno para os responsáveis, ao invés de uma atividade prazerosa, como deve ser;

11) Este documento tem como objetivo apresentar uma reivindicação justa, ponderada e amplamente debatida, assim como promover o diálogo e buscar um consenso entre a direção do NEC e os responsáveis pelos estudantes, tendo como objetivo principal o bem estar destes.

Cientes da abertura da direção do NEC ao diálogo, contamos com a sua compreensão e colaboração para rever a posição acerca do horário da aula da Educação Física, e nos colocamos abertos para discutir a melhor solução em conjunto.

Em razão disso, solicitamos da Sra. o empenho para solucionar esta situação.