Pelo fim do voto obrigatório

Destinatário: Todos

É do entendimento de muitos que em uma democracia temos direitos e deveres como cidadão e temos, portanto, que respeitar os deveres e e usufruir dos direitos, que em alguns casos, infelizmente, temos que lutar por esses direitos.

O voto eleitoral é, ou deveria ser, um direito do cidadão, afinal o próprio Superior Tribunal Eleitoral investe em propagandas mencionando que o voto é um direito, mas todos sabemos que é um dever passível de multa e outras consequências para aqueles que não cumprem esse dever.

Independente do cenário político atual é provável que a maioria das pessoas querem ter a possibilidade de votar bem como ter a opção de voto, não a obrigatoriedade.

O cidadão tem que ter o direito de escolher, mas não deveria sair de casa para votar em branco ou nulo, afinal de contas, esses votos não surtem efeito algum em uma eleição. É de conhecimento de todos que uma eleição elegerá alguém de uma forma ou de outra, mesmo que 90% dos votos sejam brancos ou nulos, um eleito tomará posse.

Sendo assim, porque nos obrigar à algo que não influenciará em nada? Talvez pelo fato de alguns preferirem votar em alguém a votar em branco/nulo e acabam por votar em alguém sem nem ao menos conhecer sobre.

Para a política pode ser interessante, mas para os cidadãos isso não é nem um pouco interessante até porque pode até caracterizar compra de voto, mesmo que por uma cesta básica ou uma dentadura.

É preciso que o Brasil evolua fazendo o cidadão ter vontade de participar do processo político, querendo optar e se orgulhar de ser brasileiro, mas para tanto, mudanças precisam acontecer.

Uma dessas mudanças, o fim do voto obrigatório.