Luis Sobral para a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Destinatário: marciofranca@sp.gov.br

Excelentíssimo Sr. Márcio França
Vice-Governador do Estado de São Paulo

Nós, da classe artística do Estado, vimos por meio desta desejar à V.Exa. uma transição tranquila de governo, reiterar nosso apoio à próxima gestão e, por fim, sugerir que considere para a Pasta da Cultura o nome do Sr. Luis Sobral.

Como é sabido, Sobral vem empreendendo nos últimos anos, junto à Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), um trabalho exemplar, que recolocou o Teatro Sérgio Cardoso no seu justo posto de um dos espaços culturais mais efervescentes da cidade, com programação vibrante e público exponencialmente crescente. Ademais, é forçoso destacar o trabalho que tem realizado junto ao Museu da Diversidade Sexual, à Virada Cultural Paulista e ao Circuito Cultural Paulista, ação que promove um intercâmbio muito profícuo entre a produção artística da Capital e o Interior, mobilizando centenas de milhares de artistas e espectadores anualmente.

Para além de todas as realizações, acreditamos que Sobral tenha todos os predicados necessários para a Secretaria, uma vez que há uma formação consistente em administração de empresas e acumula, ainda, o cargo de Diretor Presidente da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC), entidade que tem atuado muito fortemente na Cultura Paulista, em parceria com o Poder Público, tendo sido Secretário Adjunto e interino entre 2011 e 2012.

Mas, acima de tudo, vale destacar que Sobral é uma das figuras mais mobilizadoras e agregadoras de nossa classe, tendo um diálogo muito horizontal com diferentes setores da Cultura – no que tange a linguagens e espectros políticos. Conhece a realidade de produção de São Paulo, de nosso vasto e riquíssimo Interior. E entende profundamente das esferas de gestão, em todos os seus níveis.

Por fim, Excelentíssimo Vice-Governador, reiteramos a importância da Cultura para nosso Estado, não somente como um valor abstrato, imaterial. A indústria criativa é atualmente um dos setores mais importantes de nossa economia, geradora de milhares de empregos, com índices surpreendentes de retorno em relação às somas investidas, com papel determinante para construir oportunidades para reduzir o triste número do desemprego nacional. E, assim, clamamos à V.Exa. que a próxima gestão considere nossa relevância e que caminhemos juntos.

Cordialmente,

Classe artística paulista