A importância do Padre Herreros SJ na história de 90 anos do Colégio São Francisco Xavier

Destinatário: Irmão Marcos Epifanio Barbosa Lima SJ e equipe do projeto Sanfra 9.0

A publicação do livro “90 histórias de uma única história”, em comemoração aos 90 anos do Colégio São Francisco Xavier, é muito bem-vinda. De fato, é preciso resgatar acontecimentos, eventos, ideias e pessoas que marcaram a longa história desta instituição de ensino. No entanto, para muitos ex-alunos, causou estranheza o fato de nenhuma das 90 histórias ter sido dedicada ao Pe. José Maria Herreros Robles SJ (1931-2015).

Após ser ordenado em 1962, Pe. Herreros chegou ao Brasil em 1963 e já em 1965 foi morar no Colégio São Francisco Xavier, onde foi professor de ensino religioso e orientador espiritual e educacional até 1977. No período de 1977 a 1983 foi o seu reitor. Entre 1983 a 1995, alternou sua residência entre o Anchietanum, onde implementou e dirigiu um centro de pastoral de capacitação para jovens da Arquidiocese de São Paulo, e o Colégio, onde exerceu a função de orientador espiritual. Entre 1995 e 2001, voltou a residir no Colégio, onde foi o vice superior da comunidade.

Nos 35 anos de vida dedicados ao Colégio São Francisco Xavier é difícil destacar uma só área de atuação. Na década de 70, Pe. Herreros promoveu inúmeros dias de formação e encontros de jovens, proporcionando a centenas de alunos um contato mais profundo com a mensagem cristã. Diversos grupos de jovens, que ele animava com sua cativante simpatia, foram formados depois desses encontros. No início da mesma década, ainda no difícil período da ditadura militar, foi um dos principais articuladores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, tendo sido por muitos anos o seu assessor no Regional Sul 1. Vários alunos, com seu incentivo, tiveram a oportunidade de participar das atividades pastorais e de conhecer os princípios da Teologia da Libertação e as experiências das Comunidades Eclesiais de Base.

Na década de 80, em sintonia com as diretrizes da Conferência do CELAM, realizada em Puebla, foi a manifestação mais viva na comunidade xaveriana das evangélicas opções preferenciais pelos pobres e pelos jovens. Com seu natural entusiasmo, organizou diversas experiências de engajamento social, como os trabalhos assistenciais na favela do Heliópolis e as missões de inserção em comunidades carentes do nordeste brasileiro no período de férias escolares. Graças a ele, vários alunos puderam transformar as frias estatísticas das mazelas sociais em vivências concretas que marcaram definitivamente suas vidas.
No período em que foi reitor, além de importantes obras realizadas, como a construção das quadras poliesportivas no lugar do campo de futebol de terra, implementou, com certa resistência do ecônomo da Companhia, uma espécie de programa de bolsas sociais, que possibilitou a muitas famílias ter seus filhos matriculados no Colégio.

Na década de 90, Pe. Herreros dedicou-se principalmente aos retiros espirituais. Na sua incansável Kombi, levava os alunos para Itaici e os ensinava pacientemente a arte do discernimento inaciano. Organizou e orientou inúmeros retiros, como o primeiro retiro para alunos dos colégios jesuítas do Brasil, a primeira Semana Santa Jovem etc., proporcionando a diversos alunos a experiência dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Com seu habitual vigor, reuniu no Colégio um dos primeiros grupos de CVX (Comunidade de Vida Cristã) no Brasil, a CVXavier, da qual foi o seu assessor espiritual por muitos anos.

Por todas essas razões não conseguimos entender a ausência neste livro de uma pessoa que prestou inestimáveis serviços ao Colégio e que foi tão importante e fundamental em sua história. Pe. Herreros formou, no sentindo mais amplo e profundo do termo, diversas gerações de alunos e seu nome merece ser sempre lembrado.

Atenciosamente,
Ex-alunos do Colégio São Francisco Xavier