Abaixo-Assinado (#40424):

Contra o fim do Programa Unibaby da Unimed de Tupã

Destinatário: UNIMED TUPÃ

1. “O Programa Unibaby da UNIMED de Tupã é um completo projeto de atenção as mamães e bebês desde a gravidez até os 3 anos de vida. Proporciona acompanhamento completo acrescentando aos cuidados médicos atividades como curso de orientação à mamães e papais grávidos ministrados por equipe multidisciplinar e atividades como atendimento odontológico preventivo especializado, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira” (UNIMED TUPÃ).
2. “A atenção continua em toda a estada na maternidade com acompanhamento de doulas e familiares durante todo o processo de parto e nascimento” (UNIMED TUPÃ).
3. “O programa Unibaby persiste após a alta médica através de visitas domiciliares, aulas e oficinas para pós parto e cuidados com os bebês, manejo clínico do aleitamento materno e atendimento odontológico preventivo aos bebês até os três anos de idade” (UNIMED TUPÃ).
Notas da Autora deste abaixo assinado: o parágrafo de número 2 (acima) consta na descrição do programa mas já deixou de ser realizado na maternidade do Hospital São Francisco de Assis de Tupã, pelo Plano UNIMED, deixando as parturientes sem os devidos cuidados por profissionais capacitados que fazem o acompanhamento e instrui para a correção de problemas comuns relacionados ao aleitamento materno (amamentação e o seu manejo). O Ministério da Saúde do Brasil (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), enfatizam a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, e sua complementação, a partir de então, com outros alimentos e sua manutenção pelo menos até o segundo ano de vida (BRASIL, 2002; OPAS, 2003), sendo este considerado o método de alimentação por excelência para o bebê, por sua contribuição eficiente para a saúde da criança (GAMBURGO et al., 2002; REZENDE et al., 2002; OPAS, 2003). Esta ênfase na amamentação baseia-se em inúmeros estudos que indicam os benefícios do leite materno para o bebê, considerando-o o alimento ideal, por suas vantagens nutricionais. Ele propicia um crescimento saudável, favorece a redução da mortalidade infantil e exerce papel importante no funcionamento imunológico contra infecções e outras doenças comuns na infância, sendo fator prioritário para a promoção e a proteção da saúde infantil (SILVA, 1994; ALMEIDA e GOMES, 1998).
Além disso, o suporte emocional e medidas que visem dar maior conforto à lactante não podem ser negligenciadas.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.