Situação da Aulas EaD - Curso Licenciatura em Computação UAB/UFPI

Destinatário: Prof Dra Keylla Urtiga

Á Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação EaD - UFPI/UAB

Vimos por meio desta, apresentar alguns pontos que consideramos de extrema relevância para o andamento do curso de Licenciatura em Computação, oferecido por esta Instituição em parceria com a Universidade Aberta.
Desde o primeiro semestre do curso nos surpreendemos tanto pela excelente qualidade de alguns professores/tutores quanto pela falta de interesse demonstrado por outros. E infelizmente, a situação tem se tornado insustentável ao que tange as aulas específicas ministradas por tutores. São elas: Programação II e Estrutura de Dados (dentre outras específicas dos períodos passados), neste corrente período.
Essa posição representa se não todos, a grande maioria dos alunos que cursaram há poucos dias estas disciplinas. Não vamos nem comentar sobre o descaso com os materias de apoio didático ultrapassados e desatualizados, as precáreas estruturas da maioria dos Polos, etc. Focando apenas nas disciplinas supracitadas gostaríamos de apontar algumas circunstâncias ocorridas em aula que esclarecem o porquê dessa reclamação.
As disciplinas acima identificadas, conforme o escopo do curso, são requisitos cruciais para as disciplinas que virão nos próximos períodos. Em muitas oportunidades, tutores presenciais não demonstraram interesse em passar aprendizado à classe, tampouco conheciam o assunto para tirar as imensas dúvidas nos encontros presenciais; duvidas estas que ainda pairam sobre TODOS os alunos de TODOS os pólos. Existem polos em que o tutor disse esta aberração: “Programar não é o meu forte, por isso eu vou só focar naquilo que sei”. De imediato isto gerou revolta e constrangimento para a classe que estava alí para adquirir solução para as imensas dúvidas. Para os alunos que estavam com expectativas positivas para este período, automaticamente sentiram-se desmotivados por ouvir isto de um Tutor. Em vários polos está acontecendo a mesma situação. Temos grupos em redes sociais e confabulamos das dificuldades, como dos absurdos proferidos por tutores que não estão nenhum pouco interessados em saber se seus alunos estão com dúvidas sobre o assunto que eles mesmos desconhecem. Não vou generalizar, pois muitos de nós possui tutores específicos e pedagógicos EXCELENTES. Mas ao contrário do que de fato seja passado para seus superiores, a maioria dos tutores estão deixando muito a desejar.
O absurdo mais recente foi o Professor Airton ter cancelado o trabalho final de Estrutura de Dados por alegar que “ninguém chegou ao nível satisfatória de resolução do problema proposto”. Isto o professor divulgou em nota que está MODIFICANDO A PROPOSIÇÃO PARA UM NOVO TRABALHO, para ser entregue nesta quinta-feira dia 12/04, posto exatamente na semana em que teremos provas de Sociologia e Psicologia da Educação. É um insulto exigir um trabalho que demorou mais de 30 dias para poder fazermos, e fizemos bem feito, para propor um outro, com prazo de entrega de menos de 5 dias!!! Muitos de nós passou noites e madrugadas – já que durante o dia não temos tempo – em frente ao computador se dedicando, tentando entender tudo aquilo que não nos foi tirado dúvida alguma. Implementamos, testamos, refizemos, batemos cabeça para, no fim, o trabalho de madrugadas a dentro simplesmente ser desprezado. Sentimo-nos ofendidos com tamanha desfeita!
Entendemos que o Ensino a Distância é uma modalidade em que o egresso é o mentor de seu próprio conhecimento – como em geral – mas já que temos poucos encontros presenciais, os tutores deveriam ter pelo menos um domínio básico do assunto para o qual são direcionados para tirar as dúvidas dos alunos.
Gostaríamos que o processo de seleção do profissional docente fosse mais rígido, para exatamente o profissional contratado fazer jus ao trabalho para o qual fora contratado.
Não aceitamos ser cobrados por aquilo que não nos foi elucidada quaisquer dúvidas a respeito, como também não aceitamos o prazo de entrega do trabalho final de Estrutura de Dados para o dia 12/04. Que seja postergado para a semanda seguinte, pois aproveitando o feriado do dia 21/04 não teremos aula. Para a semana seguinte estamos livres, poderemos nos dedicar com mais calma para tentar resolver a nova atividade proposta.
Entendemos que a Instituição tem seu cronograma, mas a instituição também precisa entender que nós alunos também temos o nosso cronograma. Esta semana, repetindo, temos duas provas, e não podemos reservar o pouco tempo que nos resta – à noite – para nos dedicarmos a elas, largar tudo e bater cabeça com uma nova proposição de atividade. Realmente não tem como, NÃO VAMOS CUMPRIR O TRABALHO, não por não querermos, mas por pairarem inúmeras dúvidas sobre o assunto, e pior, pelo POUCO TEMPO QUE NOS FOI CONCEDIDO PARA FAZÊ-LO!
Esses fatos são apenas exemplos mais claros do comportamento de tutores e professores perante a classe e o curso, evidenciando falta de didática, preparo prévio das aulas e compromisso com a responsabilidade que assumiu perante a instituição e seus alunos. Ao considerarmos também os fatores motivacionais, o problema apenas se agrava. Muitos alunos com dificuldades de abstração de assuntos complexos desistiram, exatamente por se desmotivarem perante uma aula que poderia ser ministrada com mais preparo e afinco, por parte dos tutores.
Compreendemos as dificuldades da instituição em remanejar os professores e tutores para que toda a grade seja oferecida adequando o calendário, porém na posição de alunos temos que fazer esse pedido de alerta.
Pedimos que, como reitor da instituição, considere essa manifestação por parte dos alunos.

Assinado, Alunos do curso de Licenciatura em Computação polos Campo Maior, União, Esperantina, Castelo, Teresina, e demais polos.