Abaixo-Assinado (#40624):

Nota de repúdio à manifestação do Conselho Federal de Economia (COFECON) datada de 6 de abril de 2018

Destinatário: cleveland@microanalysis.com.br

Nós, economistas, aqui representados por este documento, fomos surpreendidos por uma carta aberta apócrifa publicada em 6 de abril pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), cujo teor é extremamente desrespeitoso e agressivo a vários setores e instituições do país, envolvendo inclusive o Poder Judiciário. Entendemos que o conteúdo daquele documento, que envolve desde acusações da existência de um estado de exceção, até a própria incitação à rebelião por parte da população, não se coaduna com os princípios democráticos que devem nortear o comportamento de uma entidade de classe e que, portanto, não nos representa.

Mais do que isso, entendemos que o COFECON, que, por força de lei, nos obriga o registro e o devido pagamento de anuidade para exercício da profissão, deveria ter a consciência de que, em uma democracia, há uma pluralidade de posições, inclusive de seus representados. Sendo assim, consideramos que manifestações desta entidade deveria, por respeito à classe profissional que representa, se abster de assumir qualquer posição política partidária, limitando-se a apresentar contribuições técnicas sobre assuntos econômicos específicos, desde que embasadas em estudos sérios, que sejam referendadas em reunião pelos Conselhos Regionais de Economia, e cujas respectivas posições sejam devidamente registradas em ata e tornadas públicas em conjunto com a divulgação da posição assumida pelo COFECON.

Finamente ressaltamos que nos preocupa sobremaneira os termos acusatórios e radicais, sem qualquer base fática ou técnica contidos naquele documento, na medida em que, além de não contribuírem em nada para a evolução econômica do país, só exacerbam o já conturbado ambiente político hoje vigente.

Diante do quanto aqui exposto, colocamo-nos frontalmente contrários ao posicionamento do COFECON e pedimos mais respeito aos seus representados que têm posição divergente e, principalmente, às instituições democráticas do nosso país.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.