Melhorias no Departamento de Física - UFRPE (SEDE)

Destinatário: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Centro de Ensino de Graduação em Exatas e da Natureza (CEGEN)

REQUERIMENTO

Recife, 16 de Abril de 2018.

Á Senhoria Prof.Dr. Antônio Rodrigues de Castro Romaguera
(Diretor do Departamento de Física – UFRPE)
Cc.:
À sua Sra. Maria do Socorro de Lima Oliveira
(Pró-reitora de ensino de graduação – PREG/ UFRPE)
À sua Senhoria Prof. Dr. Hector Raul Montagne Dugros
(Coordenador do Depto. De Física – UFRPE)

Nós, abaixo-assinados, estudantes de graduação do Departamento de Física da UFRPE, vimos requerer de V.S.ª que sejam tomadas providências para que:
• Seja disponibilizada uma sala de estudos para atender aos alunos constituintes do Departamento de Física;
• Sejam providenciadas instalações de equipamentos para um laboratório de Informática no Departamento;
• Sejam instalados quadros brancos em áreas específicas nos andares pertencentes ao Curso;
• Sejam fornecidas mesas e cadeiras suficientes para os alunos nos espaços do primeiro andar do Departamento e no Hall do térreo, além da sala de estudos;
• Sejam realizadas manutenção dos Ar-condicionados de forma periódica e concerto dos equipamentos quebrados em todas as salas do Departamento e dos Laboratórios experimentais de ensino de Física.

pelos seguintes motivos:
Em virtude da Lei nº 30/2002 de 20-12-2002,Capítulo III, Artigo Nº 13, ao qual afirma que “O aluno deve ter acesso ao ensino e educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em condições de efetiva igualdade de oportunidades no acesso, de forma a propiciar a realização de aprendizagens bem sucedidas além de usufruir do ambiente e do projeto educativo que proporcionem as condições para o seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico, para a formação da sua personalidade e da sua capacidade de autoaprendizagem e de crítica consciente sobre os valores, o conhecimento e a estética.”
Por esta razão, os alunos necessitam de um espaço para realizar atividades de pesquisa e estudo em grupo e/ou individual. Os alunos estão cientes de que existe um espaço disponibilizado no Térreo do Departamento, mas em Assembleia, ocorrida no dia 29 de janeiro, foi relatado que devido ao ambiente referido estar localizado em frente à várias salas de aula, o barulho compromete as atividades docentes nas mesmas.
Também estamos cientes que existem espaços disponibilizados pela Universidade na Biblioteca Central para atender ao Público, mas geralmente, estes espaços não suprem toda demanda. Isto é, estes espaços encontram-se superlotados, pois só são 60 lugares para os alunos da Universidade toda (ver:http://www.proplan.ufrpe.br/sites/www.proplan.ufrpe.br/files/pdi
_ufrpe_2013-2020.pdf). Outro ponto a respeito desta solicitação seria a inserção de quadros brancos em algumas áreas dos corredores nos andares do Curso, com objetivo de realizar atividades inteiramente voltadas a estudo e pesquisa de alunos além de cadeiras e mesas que atendam às necessidades do corpo estudantil.

Além disso, solicitamos a implementação de um Laboratório de Informática no CEGEN pois, regularmente as cadeiras de Introdução à Computação (Código de Identificação: 06209) e Computação aplicada ao Ensino de Física (Código de Identificação: 06614) no CEAGRI I ou II. Isto gera problemas em relação a pontualidade das cadeiras a seguir no horário no CEGEN, quando os alunos utilizam a locomoção oficial da UFRPE e um problema de segurança se não usarem mesmo.
Além disto, atividade de PIBIC, PIC, PIBID e Residência à Docência em grupo necessitam ser realizadas utilizando plataformas digitais, programas, simulações, formações continuadas e etc., para melhor desempenho dos bolsistas e voluntários. Entretanto, nem todos os alunos associados a estes programas conseguem desenvolver estas atividades no Departamento por falta de computadores e espaços disponíveis para este exercício.
Requeremos que sejam tomadas as devidas providências para que os Ar-condicionados nos andares do Curso sejam concertados e também sejam feitas manutenções dos que atualmente se encontram em forma deficiente a fim de evitar riscos à saúde dos alunos e professores desta instituição. Já fazem mais de três semestres que alguns aparelhos não funcionam e ainda não obtivemos previsões de datas para este problema ser resolvido.
O Departamento de Física fez um grande esforço para trazer os laboratórios de ensino do prédio antigo para o CEGEN, com a adequação da sala para tal fim. No entanto, depois desse grande esforço nada tem sido feito para melhoria do equipamento dos referidos laboratórios. Existe uma necessidade de manutenção do Laboratório de Ensino experimental do Departamento para que as cadeiras de Física Geral e experimental III e IV (Códigos de Identificação:063558, 06365), Laboratório de Física Experimental I e II (Códigos de Identificação: 06600, 06601).
Em razão disso, solicitamos de Vossas Senhorias o máximo empenho para solucionar estas situações. Em Anexo, segue-se ofício a respeito de possíveis soluções e sugestões apresentadas e discutidas em Assembleia estudantil realizada no dia 29 de janeiro além de assinaturas de alunos da graduação de Licenciatura em Física.

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Centro de Ensino de Graduação em Exatas e da Natureza (CEGEN)

Ofício de comunicação
Recife, 29 de janeiro de 2018.

Á Senhoria Prof.Dr. Antônio Rodrigues de Castro Romaguera
(Diretor do Departamento de Física – UFRPE)
Cc.:
À sua Sra. Maria do Socorro de Lima Oliveira
(Pró-reitora de ensino de graduação – PREG/ UFRPE)
À sua Senhoria Prof. Dr. Hector Raul Montagne Dugros
(Coordenador do Depto. De Física – UFRPE)

Em Assembleia estudantil, ocorrida no dia 29 de janeiro, o corpo estudantil reuniu-se a fim de discutir possíveis soluções para as questões requeridas pelos mesmos. Ao final desta Assembleia, os discentes chegaram as seguintes sugestões:
Sugerimos que a sala de estudo possa ser implementada em um destes locais:
• Hall do Térreo do Departamento de Física;
• Memorial UFRPE;
• Construção de um espaço atrás do Prédio ao qual, os alunos teriam acesso por uma entrada localizada dentro do departamento;
Em relação a instalações de equipamentos para um laboratório de Informática no Departamento, os alunos sugerem que alguma das Salas do Curso de Licenciatura em Física seja dividida em dois espaços ao qual um estaria destinado ao laboratório de Informática, e outro, seria destinado a aulas regulares ofertadas a uma turma com menor quantidade de alunos matriculados.
Já em relação a instalação de quadros brancos pelos corredores do Departamento e implementação de cadeiras e mesas no mesmo, sugerimos que estes fossem instalados no primeiro andar e em alguns espaços do térreo. Salientamos que é necessário implementar os quadros em áreas que não afetem as aulas nos horários regulares do curso, tendo em vista que os alunos utilizarão estas ferramentas a fim de realizar atividades em grupo e individual nestes locais.