Honorário Médico do Pronto Atendimento Clínico do Hospital Felício Rocho

Destinatário: Médicos Clínicos Plantonistas do Hospital Felício Rocho

Belo Horizonte, 27 de Abril de 2018

Prezados diretores do Hospital Felício Rocho

Nós, médicos do Pronto Atendimento (PA) Clínico do Hospital Felício Rocho, viemos por meio deste documento buscar uma alternativa coerente em relação aos honorários médicos frente aos constantes fechamentos do PA e às mudanças recentemente implantadas.

Ao longo dos anos, observamos na medicina brasileira a constante desvalorização do médico e dos postos de trabalho ofertados. Na contramão do que se encontra em vigor no Brasil, o Hospital Felício Rocho sempre procurou valorizar o médico como peça fundamental no funcionamento do hospital e no consequente bem estar dos pacientes.

Nos últimos meses, o aumento substancial de pacientes que procuram o PA tornou o funcionamento do mesmo inviável. Se por um lado esse aumento mostra a confiança da população no serviço oferecido, por outro tem acarretado fechamentos frequentes das portas com prejuízo importante da equipe médica. Mesmo funcionando acima da capacidade e com portas fechadas, o PA continua recebendo pacientes graves (oncológicos e transplantados), além de pacientes do SUS.

Entendemos que precisamos valorizar a nossa categoria. O Hospital Felício Rocho é gerido por médicos e nada mais justo do que valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que estão na linha de frente. Acreditamos na credibilidade da instituição, bem como no empenho do corpo clínico para manter a qualidade dos atendimentos.

Gostaríamos de discutir e propor novos valores quando o PA se encontrar fechado. O acordo em vigência é de que seja pago R$ 500,00 por 12 horas de segunda a sexta durante o dia. Isso equivale, após os devidos descontos, a cerca de R$ 325,00 líquido. Em dia de semana durante a noite, a situação é ainda mais crítica. Com o valor fixo de R$ 400,00, o saldo líquido equivale a cerca de R$ 260,00. Vale ressaltar que desse valor ainda deve ser descontados despesas com transporte, estacionamento e alimentação.

Nossa proposta é que sejam realizadas as seguintes mudanças:
- Valor mínimo de R$ 1.500,00 por 12h de plantão para cada plantonista escalado quando o pronto atendimento se encontrar fechado tanto dia quanto a noite.
- Caso o pronto atendimento seja aberto após ter permanecido fechado durante grande parte do plantão, o valor mínimo deverá ser mantido.
- Implantação das mudanças a partir de 01/05/2018.

Nossa intenção é crescer junto com a instituição e não podemos compactuar com a desvalorização do médico. Estamos dispostos a manter a qualidade do atendimento do PA, já bem reconhecida pela população. Entretanto, se os valores atuais não forem repensados com urgência será inviável manter o corpo clínico do Pronto Atendimento, provocando uma saída em massa de bons profissionais que tanto se empenham em nome do Hospital.

Certos da compreensão dos senhores quanto às nossas reivindicações, concordam com o proposto os que abaixo assinam: