Carta dos Pais para a Escola da Serra

Destinatário: Sérgio Godinho

Prezados diretores da Escola da Serra,

A Escola da Serra sempre incentivou os alunos a fazerem uma análise crítica a partir das situações expostas. Além disso, a Escola da Serra tem como princípio respeitar os diferentes pontos de vista e garantir um ambiente aberto no qual todos podem colocar suas opiniões livremente.
Considerando o momento conturbado nas esferas políticas, econômicas e sociais atualmente, é imprescindível a reflexão acerca da importância do movimento de greve dos professores contra a perda de seus direitos. A proposta do sindicato das escolas vai de desencontro a condições legais de trabalho da classe.

Por isso, reivindicamos um posicionamento da direção da Escola perante seu sindicato em apoio à manutenção dos direitos dos professores e perante a comunidade escolar.

Destacamos o direito à greve, respaldado no artigo 9º da constituição, que pode ser utilizado por todo e qualquer trabalhador, cabendo a eles decidir a oportunidade desse direito. Assim, está garantida a qualquer servidor público civil, exercer o ato da greve em sua plenitude sem punições ou restrições.

Reconhecendo o caráter democrático da nação brasileira, nós, pais da Escola da Serra, apoiamos os professores e aguardamos posicionamento da Escola. Gostaríamos de saber qual tem sido a participação da instituição junto ao seu sindicato. Que nos coloque a par do que o SINEP tem argumentado para resistir por tanto tempo às demandas dos professores. O que a escola pretende oferecer aos alunos no caso de a greve se estender pela próxima semana?

Para finalizar gostaríamos de destacar a importância da luta e participação política, por parte da sociedade civil, sobre o futuro de todos os brasileiros, em destaque para a parcela mais vulnerável da população. Independente de posicionamento político, sempre respeitando e ouvindo ao outro.

Atenciosamente,
Pais da Escola da Serra.