Solicitação de Policiamento Fixo no Entorno do Colégio Pedro II – Unidade Realengo para segurança da comunidade escolar e população.

Destinatário: Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Prezados Senhores,

Com o início do ano letivo, o número de alunos, pais e/ou responsáveis que transitam pelo bairro aumenta consideravelmente. Essas famílias são oriundas de diversos bairros, utilizando vários tipos de condução: transporte escolar, ônibus, trem e particulares. São alunos de diversas faixas etárias, pois o Colégio Pedro II atende a comunidade desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apesar do aumento de movimento da comunidade escolar com a comunidade local, este não tem sido suficiente para refrear a ação dos marginais no entorno do Colégio, muito pelo contrário, pedestres e alunos tem sido abordados de inúmeras maneiras, seja na descida do Viaduto da Supervia, na Rua Bernardo de Vasconcelos ou nas Ruas Goulart de Andrade e Dr. Lessa. A abordagem na maioria das vezes é por si só algo traumático e constrangedor.

Entendemos que para solicitarmos um policiamento mais ostensivo é necessário que apresentemos dados comprobatórios. Contudo, para muitos a falta de conhecimento sobre a necessidade do Registro de Ocorrência é uma realidade. Em muitos casos por se tratar de um ato infracional cometido a um menor de idade, acabamos por nos calar, quando na verdade precisamos denunciar.

Contudo o que mais nos revolta é a sensação, para não dizer certeza, da impunidade, é vermos nossos filhos indefesos mediante tamanha violência. E sabermos que no dia seguinte, outras pessoas serão vítimas desses mesmos marginais. Os relatos dos alunos que já foram abordados e/ou assaltados são constantes, assim como os relatos da população. Vale mencionar também que nas duas últimas semanas, nos deparamos com uma realidade diferenciada e ainda mais perigosa. Saber que existe um veículo, ainda não identificado, abordando os alunos nas proximidades da escola, assusta até as autoridades.

Temos conhecimento da quantidade de adolescentes / jovens que desaparecem no trajeto casa / escola e antes que sejamos inclusos nessa estatística tão monstruosa, estamos pedindo socorro.

Infelizmente vivemos hoje numa cidade que está sendo massacrada pela criminalidade, onde tem imperado a impunidade, mas não é por isso que devemos ficar de braços cruzados. Acreditamos no trabalho da polícia, e compreendemos todas as dificuldades que essa instituição tem passado.

Solicitamos gentilmente que seja fixada uma viatura policial nos horários de entrada e saída do colégio, nos três turnos (manhã, tarde e noite). Acreditamos também que uma ronda policial mais efetiva, poderia a princípio minimizar essa realidade que temos vivenciado.

Pedimos que medidas efetivas sejam tomadas para garantir a segurança e a integridade não apenas dos alunos do Colégio Pedro II, assim como das outras escolas, dos moradores do bairro e do seu entorno.