Fim das charretes em Pelotas

Destinatário: Prefeitura de Pelotas

Os cidadãos abaixo assinados, se valem do presente para solicitar à prefeita de Pelotas/RS a proibição da circulação de veículos de tração animal no município. O Executivo já apresentou um protótipo de veículo de tração humana, porém o custo é muito alto e não condiz com a realidade das famílias de charreteiros do município. O principal objetivo do abaixo-assinado é pressionar a prefeitura a procurar parceiros que tenham interesse em patrocinar o protótipo, a fim de baixar o custo de aquisição - assim como já foi feito em outras cidades -, além de ofertar cursos profissionalizantes para esses trabalhadores. Hoje, a quantidade de cavalos recolhidos no município em situação de maus tratos, ou encontrados já mortos e abandonados, é alarmante. A fiscalização não tem sido suficiente para coibir a exploração animal e o município não tem estrutura, nem verba, para tratar todos os animais encontrados em situação crítica. Também são frequentes os casos de menores de idade conduzindo veículos de tração animal em meio ao trânsito, colocando a si, ao animal, e aos outros em risco. Pelas razões aqui apresentadas, se fez necessária a realização desta ação.