Para que que seja sancionada a lei federal que obriga os planos de saúde a cobrirem os tratamentos de infertilidade

Destinatário: falepr@palacio.planalto.gov.br

Um projeto de lei elaborado pelo deputado e ginecologista Geraldo Resende (PT-MS) propõe que os planos de saúde cubram todos os métodos contraceptivos, laqueadura e vasectomia e também os que possibilitem a concepção, como a inseminação e a fertilização in vitro. O projeto já foi aprovado pela Câmara e aguarda agora a sanção do presidente Lula.

Fazemos parte de uma comunidade do Orkut que se chama FIV ­ REALIZANDO SONHOS! com 1.265 membros. Todas somos mulheres que desejam muito realizar o sonho de ser mãe. Algumas já conseguiram seus bebês, mas outras continuam na batalha.

Por meio desse abaixo-assinado, queremos tornar público o desespero e drama de milhares de mulheres brasileiras que sofrem de um problema que parece inexistente, imperceptível: o drama de não conceber naturalmente.

Somos uma parcela da população totalmente esquecida, em meio a tantas outras deste nosso país. Ainda assim, gostaríamos de pedir aos nossos parlamentares, eleitos graças aos nossos votos, que se empenhem na aprovação desse projeto que obriga os planos de saúde a custear os tratamentos da reprodução assistida.

Atualmente, poucos hospitais públicos oferecem esse tipo de tratamento gratuitamente. Quando oferecem, temos que subisidiar os medicamentos que chegam a custar em torno de R$ 5.000,00. Ainda assim, alguns serviços só aceitam mulheres com idades até 37 anos.

A fertilização in vitro particular custa de R$ 11.000,00 a R$ 20.000,00 em algumas cidades. A grande maioria dos casais que buscam o tratamento não dispõe dessa quantia. O problema é que, mesmo que poupem, com muito esforço, uma única tentativa pode não ser suficiente.

Pesquisas mostram que o ideal é que sejam feitas três tentativas de FIV para se chegar em uma chance de sucesso aproximada de 80%.

Nossa causa é nobre, é sublime. Seremos mães de futuros brasileiros que construirão o futuro deste país. Nossa causa tem hora para acabar, pois muitas mulheres estão com seus relógios biológicos quase esgotados e precisamos de urgência!!!

Somos mulheres e a nós DEUS deu a graça de criar uma vida. Só precisamos da ajuda pessoas que comprem nossa causa, isto basta para que sejamos brasileiras mais felizes. É legal ser mãe!!!!!