Fica Centro Presente RJ (P

Destinatário: Sr. Prefeito Marcelo Crivella

O prefeito pretende fazer cortes no executivo municipal

A redução no repasse pode afetar o policiamento na região Central do Rio (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio ainda não renovou o contrato com o programa Centro Presente, que vence no início de julho. O prefeito Marcelo Crivella pretende realizar cortes no executivo municipal. No ano passado, o programa teve corte de 30%. Os agentes temem que mais cortes sejam realizados.

A redução no repasse pode afetar o policiamento na região Central do Rio. O desempenho dos agentes está ligado ao efetivo disponibilizado. Se houver redução, o número de prisões, apreensões e flagrantes vão reduzir como conta um agente do programa, que teve a identidade preservada e a voz distorcida.

O programa Centro Presente foi lançado em julho de 2016. Atualmente, os agentes atuam da Praça Mauá até a Praça Onze. Por ano, o programa custa mais de R$ 40 milhões. O valor é divido entre a Prefeitura e o Sesc.

Um policial, que preferiu não se identificar, conta que o retorno da população e as mudanças significativas no Centro são combustíveis para os agentes.

Além da parceria com o executivo municipal, o programa Segurança Presente também conta com uma parceria entre Sesc e Governo Estadual para reforçar o patrulhamento no Aterro do Flamengo, Lagoa e Méier. Nesses locais, o Sesc que custeia o valor total do programa.

Alguns agentes do Aterro Presente reclamam que não há repasses. Um policial, que teve a identidade preservada contou que está sem o salário desde abril e por isso o patrulhamento em pontos da Zona Sul foi afetado.

Os voluntários que atuam nos programas do Segurança Presente ressaltam que ações dão resultado por causa do número de agentes trabalhando diariamente.

Procurado, o Sesc disse que não vai se pronunciar porque o contrato está em negociação. Com relação ao programa Centro Presente, a prefeitura se limitou a responder que está analisando a questão da renovação do contrato e que não há detalhes sobre a redução nos repasses ou cancelamento do programa.

Fonte: Band News