Sistema porta a porta

Destinatário: Populaçao de Paulínia-SP

Sistema de transporte tipo “porta a porta” adaptado para cadeira de rodas, com roteiro para inclusão no mercado de trabalho, cultura e lazer, saúde e esporte. Já que a inclusão na área da educação esta sendo firmada pelo Programa “Ligado”.
Em nosso município acredito haver muitas pessoas com alguma deficiência física, seja ela grave ou não, seja ela auditiva ou oral, motora e ate então cognitiva. Porém quem são essas pessoas? Onde moram e como vivem no cotidiano em nossa cidade de Paulínia?
Por não termos um senso quantitativo e qualitativo que faça esse mapeamento de quantas pessoas com deficiência temos em nosso município, é que as politicas públicas voltadas para essa demanda da população ficam também “deficientes”, por assim dizer.
O transporte é fundamental quando falamos em inclusão social, o transporte gratuito e diferenciado que atenda porta a porta, com a finalidade de incluir essas pessoas nas atividades do dia a dia, independentemente de suas “limitações”. A pessoa especial vai ter acesso a vários recursos relacionados às politicas publicas, já que o mesmo irá frequentar as Sessões Ordinárias de nossa cidade entre outros eventos, reivindicando e sugerindo melhorias para todos.

Você leitor com alguma deficiência, ou você familiar e amigo de uma pessoa com deficiência, hoje, nesse espaço, venho solicitar seu apoio e compreensão para uma sugestão que temos a fazer aos representantes de nosso município. Vocês já ouviram falar ou já receberam informações sobre o transporte “porta a porta”, utilizado para a mobilidade de pessoas especiais? Pois bem, funciona da seguinte maneira, caro leitor; é uma modalidade de transporte municipal que atende as pessoas com autismo, surdo-cegueira ou deficiência física severa, as quais tenham vínculo à cadeira de rodas. Esse transporte vai levar a pessoa com deficiência nas varias atividades do dia a dia, como por exemplo, teatro, emprego e trabalho, consultas médicas, faculdades e cursos, bem como atividades no esporte.
O usuário deste transporte fica cadastrado na prefeitura e é portador de uma carteirinha de uso e acesso ao carro adaptado; dessa forma, o itinerário do transporte fica organizado e assim garantido ao uso correto para todos. Em alguns municípios esse programa já foi adotado, como por exemplo, em Americana com o programa “Porta a Porta”, em Campinas com o Programa de Acesso e Inclusão (PAI) que funciona nos finais de semana, e em São Paulo capital com o “Atende”. Serviços modelo de bons resultados na qualidade da inclusão local.
Em Paulínia, atualmente temos a frota de ônibus “Passaredo” adaptado para pessoas com deficiência, mas sabemos o quanto é ineficaz, por não compreender que certas deficiências não podem seguramente andar de ônibus, por vários motivos e riscos. E também no município de Paulínia temos o transporte “Ligado” e a Sancetur Transportes, voltado para a inclusão educacional. Nossa cidade precisa adotar um modelo que atenda todas as pessoas com deficiência e incluindo as mais graves de mobilidade física, já que as pessoas com deficiência têm estudado e se desenvolvido para o mercado de trabalho, em seguida dos seus estudos.