Em favor da fauna vítima de atropelamento nas rodovias - Pela implementação das medidas propostas no Projeto Rodofauna do IBRAM. #Rodofauna

Destinatário: Ministério Público, Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, Departamento de Estrada e Rodagens do DF- DER/DF

Em favor da fauna vítima de atropelamento nas rodovias - Pela implementação das medidas de mitigação propostas no Projeto Rodofauna do IBRAM. #Rodofauna

Este abaixo assinado consiste em pressionar as autoridades - IBRAM, DER/DF, Ministério Público - na implementação das medidas mitigadoras propostas pelo Projeto Rodofauna nos trechos críticos já mapeados das rodovias do Distrito Federal, são elas:

MEDIDAS MITIGADORAS
1- Redutor Eletrônico de Velocidade - REV;
2- Passagem de Fauna (travessia subterrânea, ponte, ecodutos, etc);
3- Lombada Eletrônica;
4- Placa de Trânsito.

"Os impactos das rodovias sobre as áreas adjacentes são inúmeros, abrangendo aspectos da hidrologia, geomorfologia, distribuição e estrutura de populações, além do aumento da taxa de mortalidade da fauna de vertebrados terrestres em decorrência de colisões.

Existem inúmeros fatores que interferem na mortalidade de fauna nas rodovias, tais como tráfego de veículos, paisagem do local, afugentamento, atração de carniceiros à pista, a capacidade e velocidade de travessia do animal e densidade de indivíduos no entorno (Formam et al., 2003).

O atropelamento de fauna é reconhecido como a principal causa direta de mortalidade de vertebrados, superando outros impactos como a caça (Forman e Alexander, 1998).

Segundo dados do trabalho de Dornas et al. (2012) estima-se uma taxa de 8,65 (± 26,37) atropelamentos/km/ano no Brasil. Extrapolando esses valores para a malha viária brasileira, 1,7 milhões de quilômetros, isso pode representar cerca de 14,7 (± 44,8) milhões de atropelamentos ao ano.

Para a mitigação deste impacto, no geral, existem dois tipos de medidas: as que têm como objetivo modificar os hábitos dos motoristas (placas, semáforos e redutores eletrônico, por exemplo) e aquelas que têm como objetivo modificar os hábitos dos animais como, por exemplo, passagens de fauna (Romin e Bissonette, 1996; Forman et al., 2003). Muitas vezes as medidas mais Promissoras são as menos utilizadas graças à falta de pesquisa e/ou por
fatores econômicos."

Projeto Rodofauna – Monitoramento de Fauna Silvestre Atropelada.
O Projeto Rodofauna tem por objetivo monitorar o impacto ambiental de atropelamentos sobre a fauna silvestre, identificando pontos críticos de acidentes a fim de direcionar a adoção de medidas preventivas, promovendo ações e estratégias conservacionistas e educativas.

Desde abril de 2010 tem sido realizado o monitoramento da fauna silvestre atropelada em alguns locais próximos a unidades de conservação no Distrito Federal. O projeto registra e georreferencia os animais atropelados ao longo das Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado.

As áreas monitoradas compreendem o entorno da Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), do Parque Nacional de Brasília (PNB), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Reserva Ecológica do IBGE e Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FAL/UnB). Juntas, as áreas totalizam aproximadamente 140 quilômetros.

FONTE: