MANIFESTO EM DEFESA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO DE OSASCO

Destinatário: Sociedade Civil; Jovens Trabalhadores; Professoras e Professores; Mães e Pais; Políticos; Editores; Escritores; Artistas;

Sabemos que existem muitas demandas de políticas públicas no município de Osasco. Sabemos também que os representantes políticos do executivo e do legislativo não se debruçam sob projetos que atendam tais demandas e quando realizam algo, investem duro nas propagandas e divulgações com dinheiro público.

Recentemente, durante uma sessão na Câmara municipal de Osasco, o vereador Daniel Matias (PRP) indicou a desocupação do atual prédio onde está a biblioteca municipal Monteiro Lobato para que ali ficasse um futuro hospital infantil. Segundo o vereador, o espaço encontra-se obsoleto e em condições precárias – o que nos leva a fazer alguns questionamentos:

1) Por que a biblioteca está desse jeito?
2) Não há nenhum outro prédio na cidade vazio ou com obras abandonadas onde o hospital possa ser construído?
3) Qual é a real necessidade de se transferir Câmara municipal e Prefeitura para um Paço Municipal ao lado da Estação de Osasco onde atualmente se encontram obras em marcha lenta?
4) Se a saúde pública infantil é tratada com tanta atenção pelo poder público, por que não ocupar aquele espaço?

A população sabe da realidade: o hospital municipal Antônio Giglio que abriga o setor infantil recém reformado segue a mesma lógica perversa do também reformado Hospital Regional (vinculado ao Estado): tem espaço e estrutura privados, mas não tem médicos em função da terceirização da categoria que visa a contínua precarização das condições de trabalho.

Já a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato há anos não recebe investimentos em sua infraestrutura e processualmente vem sofrendo cortes importantes para seu funcionamento: tudo derivado da AUSÊNCIA da participação dos políticos e não da população – essa sim, PRESENTE e muitas vezes dependente dela para concluir estudos, realizar pesquisas, alternar leituras e trabalho. Nos últimos anos a prefeitura tirou o WIFI da biblioteca, o Centro de Inclusão Digital, a assinatura de jornais e o investimento necessário para a renovação do acervo. Sucatearam propositalmente para causar essa situação de abandono cruel: é o poder político mais uma vez abrindo mão de sua responsabilidade para dar de graça ao setor privado mais uma oportunidade de encher os bolsos, onde quem sofre o maior prejuízo é a população.

A Biblioteca é um espaço importantíssimo principalmente para os jovens trabalhadores e estudantes que dependem exclusivamente dos livros para auxiliar nas tarefas escolares. Sem contar o papel essencial que ela exerce para a formação de cidadãos críticos e pensantes (coisa que a administração política não tem dado valor). Além disso, ali encontra-se um dos melhores acervos literários do Estado, um verdadeiro patrimônio cultural e histórico para a população! Em sua estrutura há ainda um espaço pouco valorizado e destacado pela gestão cultural da cidade onde é possível realizar saraus, palestras, seminários, rodas de conversa, etc.

Estamos aqui exigindo que o vereador Daniel Matias retire a indicação colocada e ao invés de propor a transferência da Biblioteca Municipal para um espaço menor – que certamente não dará conta de sua grandeza cultural – visite-a e cumpra seu papel enquanto representante da população: faça projetos de VALORIZAÇÃO daquele espaço e de INVESTIMENTO. A saúde é importante, mas a educação e a cultura também.

Não deixaremos que a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato seja retirada do prédio central!

PELA DEFESA DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE OSASCO!

NÃO AO FECHAMENTO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL!