Abaixo-Assinado (#42701):

Abaixo assinado para a garantia de escavações arqueológicas apropriadas dos escombros do MN (UFRJ).

Destinatário: caumilasouza@yahoo.com

Solicitamos o apoio da comunidade acadêmica e de todos os cidadãos brasileiros para agir a favor do patrimônio histórico e arqueológico do nosso país.
A incentiva voluntária de realizar escavações com metodologias arqueológicas apropriadas dos escombros do MN (UFRJ) visa mitigar as perdas irreparáveis e inestimáveis provocadas por essa tragédia anunciada e cobrar dos governantes atitudes conscientes em relação à nossa história.
Agradecemos o apoio e a colaboração de todos.

Segue o texto da carta a ser enviada ao Ministério Público Federal (MPF).


São Paulo, 03 de setembro de 2018.

Ao Ministério Público Federal

Assunto: Resgate dos remanescentes das coleções científicas do Museu Nacional por meio de escavação arqueológica.

Prezados Senhores,

Nós, professores, pesquisadores e apoiadores do Laboratório de Estudos Arqueológicos e do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (LEA/CAAF) da Universidade Federal de São Paulo, em apoio e solidariedade aos colegas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), solicitamos que o Ministério Público Federal (MPF) intervenha para que haja, o mais breve possível, o resgate dos escombros do MN, por meio de uma equipe composta por arqueólogos, para que se possa recuperar o maior número de objetos e informações científicas perdidas no incêndio.
A Arqueologia é uma disciplina que tem métodos e técnicas apropriadas para a melhor qualidade de escavações com o objetivo de se recuperar a maior quantidade de informações in locu. Em uma situação de desastres e tragédias, como a ocorrida ontem - 02 de setembro - no MN, onde tão pouco é possível de ser recuperado, a aplicação de procedimentos apropriados se torna essencial para mitigar as perdas e otimizar o resgate do patrimônio remanescente.
Dada a dimensão da irreparável e inestimável perda do patrimônio da Humanidade e não somente do Brasil, esperamos minimamente que os remanescentes desse desastre recebam melhores cuidados por parte do Estado brasileiro e seus governantes.
A nossa equipe de pesquisadores com apropriada formação em Arqueologia, as arqueólogas Profa. Dra. Cláudia Regina Plens e Profa. Dra. Camila Diogo de Souza, se disponibilizam a participar do resgate apropriado do que restou de modo voluntário.

Profa. Dra. Cláudia Regina Plens
Arqueóloga (LEA/CAAF/UNIFESP)

Profa. Dra. Camila Diogo de Souza
Arqueóloga (LEA/CAAF/UNIFESP)

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.