Cosmétidos DEVA: Pelo imediato esclarecimento das reações adversas à fórmula

Destinatário: atendimento@clubevis.com.br

Nós, abaixo assinados, consumidores e ex-consumidores da linha de cosméticos DEVA, fabricados no Brasil por DI FIORENA INDÚSTRIA COSMÉTICA LTDA EPP, sob represetação da empresa TAIFF, tornamos pública nossa indignação frente à inoperância dos representantes da marca Deva no Brasil perante as graves reações adversas causadas pelo uso de produtos da mencionada linha a seus consumidores.

A denúncia de tais reações vem sido veiculada no espaço de debates virtual que congrega usuários dos referidos produtos, no fórum "Coceiras e Sintomas estranhos Deva", ativo desde 30 de abril de 2009, contando 910 mensagens em 14 de maio de 2009 (cf. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?mm=116304&tid=5330372972078569902&na=2&nst=903).

Entre as reações relatadas, listam-se: queda de cabelos, coceiras, feridas no couro cabeludo, e crises de tosse.

Relatou-se, também, a detecção de alterações na aparência dos produtos Deva, tais como mofo e consistência alterada.

Diversos consumidores, desde o início de maio, entraram em contato com os fabricantes do produto relatando tais sintomas, sem respostas satisfatórias. As autoridades sanitárias e de direito do consumidor foram devidamente contactadas.

Até o presente momento, os abaixo assinados, participantes do fórum de discussão acima citado, não consideram ter havido um esclarecimento minimamente satisfatório sobre o encaminhamento da questão, de parte dos responsáveis.

É urgente sabermos:

(1) Que medidas estão sendo tomadas para investigar a causa das reações adversas relatadas pelos consumidores?
(2) Quais os lotes dos produtos Deva afetados pelos problemas na fórmula, assim detectados?
(3) Que atitudes de ressarcimento a empresa irá tomar perante os consumidores afetados pelos sintomas?
(4) Que atitudes de ressarcimento a empresa irá tomar perante os consumidores que estão de posse de exemplares ainda não uitilizados dos produtos?
(5) Que medidas estão sendo tomadas para sanar os problemas na fórmula, assim detectados?
(6) Que garantias os consumidores terão de que tais problemas não voltarão a ocorrer?

Em vista da gravidade dos problemas, exigimos um esclarecimento imediato, transparente e público das questões acima, de parte dos representantes da marca Deva no Brasil, para além do ressarcimento incondicional dos danos aos consumidores lesados.