Manifestação em Favor do Reconhecimento dos Artistas de Rua no Espaço Público de Belo Horizonte

Destinatário: PBH, Câmara Municipal de BH, Assembléia Legislativa de MG, Governo de MG.

Este abaixo assinado tem como finalidade reconhecer a atividade do artista de rua, através da regulamentação da lei do Artista de Rua 11.126/2018, de autoria do vereador Gilson Reis e a alteração do decreto 14.246 que aprova o regimento interno da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena(Feira Hippie) , concedendo aos mesmos, o direito de expor seus artesanatos e garantir em especial a presença dos artesãos hippies, fundadores da feira, também conhecidos como artesãos nômades, malucos de estrada ou malucos de br, nas vias públicas de BH.

Justificativa

Em 1969, o movimento hippie estava em alta no mundo inteiro. Nascia de forma espontânea um espaço de artesanato em Belo Horizonte para que os artesãos (então chamados de hippies) expusessem seus produtos. Este espaço ficou conhecido como Feira Hippie, que se tornaria uma das maiores feiras de artes da América Latina.

Através dos decretos municipais 2.409 e 2.437, a Feira foi oficializada em 1973, e passou a ser regulamentada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Em 1991, foi transferida para a avenida Afonso Pena através do Decreto 6.762.

A institucionalização da feira, ao passar dos anos, gerou uma descaracterização do seu formato inicial. Esse processo, afastou aos poucos, os seus originais criadores, sendo que hoje, os artesãos hippies encontram-se marginalizados e proibidos de expor sua arte no espaço criado pela cultura alternativa, artesanal e estradeira influenciada pelo movimento hippie.

Benefícios

- Incrementar os atrativos culturais no espaço da feira, contemplando a diversidade de manifestações artísticas de rua
- Resgatar a história da própria feira, consolidando a legitimidade da mesma perante a sociedade
- Interromper o cenário de violência e repressão contra os fundadores da feira